sábado, 2 de março de 2013

Municípios do Baixo Acaraú são beneficiados com retroescavadeira pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário

Prefeito Odair José, do Município de Cruz na retroescavadeira
Arquivo da Prefeitura

Os municípios da região do Baixo Vale do Acaraú cearense estão entre os 44 do estado contemplados com retroescavadeiras. Constam na lista as cidades de Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos. O recebimento das máquinas é fruto da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento ( PAC 2), do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Os nomes dos municípios contemplados estão previstos nas Portarias 10 e 11 do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), publicadas também no dia 5 de fevereiro no Diário Oficial da União (DOU).
A entrega das retroescavadeiras foi realizada na última sexta-feira (01) no Parque de Exposição Governador César Cals, em Fortaleza. O evento contou com a presença do Governador Cid Gomes, do Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, do Secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e de prefeitos e secretários municipais.  O ministro destacou que o investimento para a compra das máquinas passa de R$ 10 milhões.
O ministro Pepe Vargas destacou que esses equipamentos representam a prova de que o país está desenvolvendo a agricultura familiar e garantindo condições ao homem do campo conviver com a seca. “Nós precisamos oferecer condições para que os agricultores familiares convivam com a seca, e esses equipamentos vão garantir infra-estrutura para as comunidades rurais”, afirmou.
O secretário Nelson Martins destacou que as retroescavadeiras s servirão para a construção e manutenção de estradas vicinais ligando comunidades rurais de um mesmo município. “Esse equipamento combina com a necessidade de oferecer a infraestrutura necessária aos municípios que tem como principal atividade econômica a agricultura familiar”, destacou o secretário. “Além disso, podem auxiliar na limpeza de aguadas e construção de reservatórios e cisternas, contribuindo para enfrentamento da falta de água nos períodos críticos de estiagem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário