terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Municípios do Baixo Acaraú serão contemplados mais uma vez com Certificação Praia Limpa

Praia da Barrinha de Baixo, em Acaraú
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Em mais um ano consecutivo, os municípios de Acaraú e Itarema, na região do Baixo Acaraú, receberão a Certificação Praia Limpa, concedida pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), do Governo do Estado. O resultado dos municípios contemplados foi divulgado na última sexta-feira (22). O certificado busca incentivar os municípios litorâneos a protegerem suas praias, a partir de uma gestão integrada da orla entre iniciativa pública e privada.
A entrega dos certificados será feita aos gestores municipais no dia 28 de fevereiro, durante o II Encontro dos Prefeitos dos Municípios da Orla Marítima do Estado do Ceará (Hotel Beira Mar, na Av. Beira Mar, 3130, Meireles).
O projeto funciona da seguinte forma: o Município inscreve até duas praias que são avaliadas pelo Conpam in loco, levando em conta a sustentabilidade e proteção dos ecossistemas, segurança, acessibilidade, higiene sanitária e segurança alimentar.
A Praia da Barrinha (foto), no Município de Acaraú, conquistou 4 estrelas (86 pontos); já a Praia da Barra, no Município de Itarema, conquistou também 4 estrelas (87 pontos). Os certificados são concedidos aos municípios que conseguirem atingir mais de 70 pontos. As cidades de Icapuí, Aracati, Aquiraz e Beberibe completam o rol das que serão certificadas.
A certificação de Acaraú será recebida em Fortaleza pela Secretária do Meio Ambiente do Município, Hosana Maria Rocha Veras, que representará na ocasião da entrega do reconhecimento o Prefeito Municipal, Alexandre Ferreira Gomes da Silveira.
Para a titular da pasta do Meio Ambiente, o certificado tem sido recebido por Acaraú fruto de várias ações ambientais que tem sido realizadas pelo Município. Com apenas dois meses de gestão Alexandre Gomes, a Secretária promete intensificar as ações para dirimir os problemas ambientais existentes no município de Acaraú, fazendo cumprir a legislação ambiental, e cobrando a aplicação da lei por parte dos órgãos ambientais.
Atualmente, existem dois fiscais ambientais na Secretaria Municipal que checam as denúncias feitas pela população e averigúam se existe alguma atividade ou ação que interponha risco ambiental ao município. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (88)3661.1469 ou no Centro Administrativo da Prefeitura, onde funciona a Secretaria do Meio Ambiente, que funcionará em novo prédio, que está sendo providenciado pela Prefeitura, conforme informou a Secretária Hosana Maria Rocha Veras.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário