segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bela Cruz: 56 anos de história

Igreja Matriz de Bela Cruz
Foto: Edilson Sampaio

   No último sábado (23), foram comemorados os 56 anos de emancipação política do Município de Bela Cruz, data em que o lugar foi desmembrado do município de Acaraú. O deputado Sérgio Aguiar (PSB) parabenizou, na ordem do dia da sessão plenária de quinta-feira (21), o município pela data.
     Para o deputado, “a cidade é um exemplo de administração moderna e inovadora, e que tem agora o recém-eleito prefeito Carlos Antônio para dar sequência ao belo trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos”, pontuou o parlamentar. Ato cívico foi realizado na Escola Marieta Santos, em Bela Cruz.
          Conforme Vicente Freitas, em sua obra “Bela Cruz – biografia do Município”, citado pelo jornalista Edilson Sampaio, a cidade tem sido permeada de um contínuo desenvolvimento e há todos os motivos para se comemorar a data. “(...) Bela Cruz cresceu na sua população, mais de 30.000 habitantes, 21.984 eleitores, um hospital, que de acordo com as verbas recebidas, vem fazendo o que pode em atendimento a saúde da população. Muitas Escolas municipais e Estaduais: Escola Profissionalizante “Júlio França e Escola de Ensino Médio em São Gonçalo “Theolina”, foram construídas, quadras esportivas e centros comunitários, várias creches, centro social, vários postos de saúde, calçamentos, praças em todo o município, Eletrificação Rural, Delegacia das Polícias Civil e Militar, tendo na direção a Dra. Adriana etc etc etc. O comércio mudou bastante pois, a quantidade de lojas e de empreendimentos aumentou consideravelmente. Cadeias de lojas espalhadas em outros municípios já instalaram filiais aqui. Na construção civil também não foi diferente, nunca se construiu tanto em nosso município como nos últimos anos. As edificações verticais já são bem visíveis, principalmente no Centro, onde possivelmente existem mais prédios. A quantidade de veículos transitando em Bela Cruz é grande. Onde antes só existiam bicicletas e pouquíssimos carros, os quais contavam-se nos dedos, hoje há um elevado número de carros, caminhoes e, principalmente, motos. O poder aquisitivo da sociedade aumentou. Antigamente, vivia-se muito da agricultura e criação de animais. Hoje há diversas profissões sendo exercidas em nosso município, o que, consequentemente, traz benefícios e desenvolvimento. Devido as mudanças tecnológicas pelas quais o mundo vem passando, o modo de pensar da sociedade, principalmente a mais jovem, mudou bastante. As pessoas tem diversos recursos para se comunicar, estudar, se divertir e pensar. Não é difícil encontrar em Bela Cruz cybers onde as pessoas utilizam a internet para seus interesses pessoais e coletivos. A TV e o rádio é o meio de maior divertimento hoje. O Poder Judiciário onde antes era exercido nos cartórios da cidade, criou sede própria e hoje trabalha com tecnologia virtual e computadorizada para melhor atender a população. Enfim, as mudanças ocorridas nestes 56 anos são frutos do dia-a-dia da população belacruzense que se desenvolve cada vez mais e torna nosso município cada vez melhor, cada vez mais progressivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário