sábado, 21 de maio de 2011

Caiçara em festa


Neste sábado, 21 de maio, Caiçara, distrito de Cruz/CE está em festa. Nesta data, haverá várias atividades em comemoração ao 22 de maio, data oficial da criação do distrito, ocorrido em 1987. Em um dos pontos altos das comemorações, será afixada a placa de denominação da quadra de esporte da Vila de Caiçara, Francisco Antônio, atleta do distrito, que faleceu durante uma partida de futebol em Fortaleza, vítima de ataque cardíaco. A maior parte das atividades ocorre na Escola Estadual João Ladislau de Paulo Magalhães, que organiza a festa com o patrocínio da Prefeitura de Cruz e o apoio das Secretarias Municipais.

Confira a programação:

06:00h – Alvorada com a Banda Municipal
07:00h – Missa de Ação de Graças
08:00h – Café Comunitário
09:00h – Atletismo
09:30h – Corrida de Jegues
10:00h – Futsal
11:30h – Inauguração da Quadra da Escola Estadual João Ladislau de Paulo Magalhães
(com Sorteio de uma garrota, cartela grátis)
15:00h – Vôlei
15:30h – Forró dos Idosos
19:00h – Apresentações de artistas da terra
- desfile para escolha da Rainha e Princesa - Bingo de um garrote em prol da Igreja de Caiçara.
Para encerrar a Festa
Show de forró ao vivo

Candidatos do Habilitação Popular fazem exames em Acaraú/CE

Longas filas se formaram em frente à escola municipal
Neste final de semana, nos dias 21 e 22 de maio, na Escola Municipal Profa. Tereza de Jesus Silva, no Centro de Acaraú/CE, 642 candidatos beneficiados com o Programa do Governo do Estado, de “Habilitação Popular”, realizado pelo DETRAN/CE, farão exames de vista, médico e psicotécnico, além disso, será marcada data para a prova de legislação. A habilitação gratuita, nesta primeira fase do Programa do Governo do Estado, é oferecida apenas para quem deseja passar na categoria A que habilita a pessoa a pilotar motos e motocicletas.  O DETRAN também está entregando no local os boletos para pagamento de taxa a quem tirar a carteira de modo particular e no dia 22 são realizados exames particulares.
As inscrições dos candidatos contemplados com o “Habilitação Popular” foram realizadas no site do DETRAN e a documentação exigida foi entregue na Secretaria de Ação Social do Município de Acaraú, colaboradora do Programa, após a qual a seleção dos candidatos que seriam beneficiados foi realizada.
Para ser contemplado com o “Habilitação Popular”, o candidato deve estar enquadrado em uma dessas situações: estar inscrito no Programa Bolsa Família, estar matriculado na rede pública de ensino, ser pessoa egressa do sistema penitenciário ou portador de necessidades especiais.
O estudante Brennon Jimenez, 18 anos estava em frente à Escola Profa. Tereza de Jesus Silva, hoje (21/05) para fazer os exames e marcar a data da prova de legislação. Um dos beneficiados com o “Habilitação Popular”, estava ansioso para tirar sua primeira habilitação para pilotar moto. Ele vê com bons olhos o Programa, uma vez que “oportuniza mais pessoas tirarem sua carteira de habilitação de moto, consequentemente diminuirá a estatística de acidentes”.
A estudante Joice Carvalho, 19 anos, também estava na fila esperando para fazer os exames. Também beneficiada com o “Habilitação Popular”, diz ter havido muita praticidade na inscrição e seleção do Programa. “Não teve burocracia. Foi só me inscrever no site e levar a documentação a Secretaria para depois ter sido selecionada e aí participar do processo”. A estudante afirma que “não tinha condições de pagar para expedir minha carteira e o Programa muito me ajudou para concretizar este sonho”.
Conforme a assessora técnica do DETRAN, Neuta de Lima Fernandes, daqui a aproximadamente 50 dias, a Comissão do órgão retornará a Acaraú para aplicar a prova de legislação, em data ainda a ser marcada, e depois de 50 dias, o exame prático de direção. A assessora vê no Programa “Habilitação Popular” um passo importante dado pelo Governo do Estado para a regularização da situação dos condutores. “No interior, principalmente, temos uma grande quantidade de condutores pilotando moto sem habilitação, problema que deverá diminuir bastante com a expedição das CNHs por meio do Programa.”
Maiores informações sobre o Programa “Habilitação Popular”: cnhpopular@detran.ce.gov.br ou (85)3101.7746

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Jijoca. Alunos capacitados para trabalho ambiental

    A capacitação de jovens para atuarem como monitores ambientais. Essa é a proposta do Projeto de Capacitação de Monitores Ambientais Voluntários, da Secretaria Municipal de Educação de Jijoca de Jericoacoara/CE. 30 alunos  selecionados da rede pública de Ensino serão capacitados para atuarem na conscientização ambiental em suas comunidades. Os estudantes integrantes do Projeto serão orientados pelo Mestre em Educação Ambiental, Carlos Alberto de Oliveira, que também é Pós-graduado em Ecoturismo. A capacitação ocorrerá nos dias 26 e 27 de maio.

Roberto Mesquita critica diminuição de obra de asfaltamento

    Nesta sexta-feira (20/05), em Sessão Plenária na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, o Deputado Estadual Roberto Mesquita (PV) criticou a diminuição da obra de asfaltamento da CE-176, que liga o município de Amontada ao distrito de Icaraí. O parlamentar explicou que o contrato com a construtora Araguaia, foi assinado em novembro de 2006. Um trecho que havia sido pago não tinha a qualidade exigida. O deputado externou que foram feitas algumas negociações, a construtora abandonou a obra e a partir desse momento, em 2008, uma nova empreiteira assumiu, e a Secretaria de Turismo inseriu no contrato "várias novidades". O parlamentar colocou que entre as mudanças, estava a diminuição da estrada já que os turistas não passariam teoricamente por este pedaço quando se dirigem a Aracati.

Campeonato Itaremense de Futebol - 2011


A competição entre as equipes de Acaraú X Badagalocorreu, ocorreu no último dia 14 de maio, no Estádio Municipal Dedezão, em Itarema/CE. O jogo terminou empatado em 1 X 1 e o time de Acaraú levou a melhor nas cobranças de pênaltis vencendo Badagal pelo placar de 4 X 3.
Já na decisão do Itaremense Máster - 2011, tivemos uma partida das mais disputadas dos últimos anos em Itarema, SÍTIO ALEGRE X PORTO DOS BARCOS deram um show dentro das quatro linhas. Resultado final 1 X 1 gol de Raimundinho para o Porto e Nenenzinho marcou para o Sítio Alegre, nos tiros penais o PORTO foi CAMPEÃO ITAREMENSE MÁSTER - 2011, vencendo Sítio Alegre por 4 X 3.
Destaque para arbitragem de Cleuton Lima árbitro FCF/CBF e para os assistentes Euclídes Melo e João Paulo da Liga Acarauense de Futebol.

APOIO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAREMA
ADMINISTRAÇÃO - PREFEITO ROBÉRIO MONTEIRO
______________________________________________

PROMOÇÃO:
DEPARTAMENTO DE DESPORTO
______________________________________________

COORDENAÇÃO:
NENÊ REBOUÇAS
JEFFERSON RIOS
______________________________________________




Novo presidente do SINDSEP toma posse em 04 de junho

      O Sindicato dos Servidores Públicos (SINDSEP) do Município de Acaraú/CE terá um novo presidente, o Professor Valdeci Martins, que assumirá no lugar de Claudenir Silveira. A escolha de Valdeci deu-se por meio de votação ocorrida no dia 30 de abril. 346 servidores municipais filiados participaram do pleito, dentre os 538 servidores filiados.  A posse do novo dirigente ocorrerá no próximo dia 04 de junho, à tarde, na sede do Sindicato, situada na Travessa José Júlio Louzada, nº 50, bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú.  O Prof. Valdeci ficará no cargo de 04 de junho de 2011 até 04 de junho de 2014. 
      Valdeci submeteu à votação a chapa "Continuando de mãos dadas, somos força", e sua principal bandeira será o fortalecimento da integração e a união dos servidores em torno dos interesses da categoria. Uma das novidades do SINDSEP para este ano é a mudança de endereço do prédio atual, que é alugado, para sede própria, que ficará localizada ao lado do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A aquisição decorre de recursos próprios da entidade.
    Fundado em 04 de junho de 2005, o SINDSEP é uma agremiação integrada pelos servidores públicos municipais que objetiva a defesa de seus interesses de classe.  O telefone do SINDSEP é (88)3661.0208.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Restaurante Castelo em Acaraú/CE participa de festival

      O Restaurante Castelo Encantado, situado no Centro de Acaraú está participando da 6ª edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor. O Festival é promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em parceria com o Diário do Nordeste O empreendimento participa com o prato “Camarão a moda castelo”, um prato exótico, elaborado com camarão da região da Costa Negra de 20 gramas. A base de tempero são ervas regionais. Neste ano, 50 restaurantes do Ceará participam do Brasil Sabor. O tema desta 6° edição será “À mesa, o Brasil é hexa”, uma alusão aos preparativos do setor gastronômico para a Copa de 2014.

Acaraú/CE realiza atividades na Semana do Meio Ambiente

Desenho representativo da semana
     No dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. No dia 6, a Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú/CE irá realizar uma série de atividades na Praça do Centenário, no Centro do Município, a partir das 9h da manhã. Na oportunidade, serão distribuídas gratuitamente mudas frutíferas, sacolas recicláveis e camisas à população. As atividades objetivam conscientizar a respeito da necessidade da preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
     Como parte do projeto “Nossa cidade de mãos dadas com o planeta”, elaborada pela SEMAM de Acaraú, gincana foi promovida nas escolas municipais para que alunos de 8º e 9º ano desenhassem a logomarca da Semana do Meio Ambiente (Foto), que se iniciará dia 05 e seguirá até 11 de junho. O aluno Francisco Maicon Pereira, da Escola Municipal Manuel João de Araújo foi o ganhador e receberá uma bicicleta, o professor-orientador receberá um telefone celular e a escola, cinco coletores de lixo para coleta seletiva. Esses produtos foram doados por comerciantes do Município.
     O dia 05 de junho foi definido como Dia Mundial do Meio Ambiente por meio de recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. No Brasil, por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, foi instituída a Semana Nacional do Meio Ambiente, que neste ano ocorrerá em junho.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ematerce convoca agente rural para Cruz/CE

O Município de Cruz, região do Baixo Acaraú, receberá um novo agente rural, aprovado em concurso público elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). O agente assumirá como bolsista contratato pela Fundação Cearense de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A convocação será feita até o próximo dia 23 e o profissional deve assumir até o início do mês de junho.

Com a nova contratação, aumentar-se-á a abrangência da prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares no Município.

Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, a contratação de mais agentes rurais para a Ematerce significa mais empregos no meio rural para técnicos agrícolas de nível médio, além de possibilitar a ampliação das ações extensionistas, nos 184 municípios do Estado, oferecendo, assim, assistência técnica e extensão rural a maior número de agricultores familiares, atendendo em torno de 140 mil agricultores familiares.

Além de Cruz, serão convocados agentes rurais para serem lotados nas seguintes cidades: Chorozinho (2), Pacajus (2), Alcântara (1), Ipu (1), Massapê (1), Meruoca (1), Reriutaba (1), Tianguá (1), Monsenhor Tabosa (1), Ibaretama (1), Paramoti (1), Acarape (1), Barreira (1), Guaramiranga (1), Ocara ( 1) e Iracema (1).




Acaraú/CE mobilizada contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes

 
Alunos mostram faixas (Foto: Adélia Cristina)

“Seja o herói dos nossos meninos e meninas: denuncie a violência”: esse foi o lema da campanha organizada pela Prefeitura de Acaraú/CE,  hoje (18/05), dia nacional de luta contra o abuso e  exploração sexual de crianças e adolescentes.  Aproximadamente 800 crianças e adolescentes de escolas públicas do Município, acompanhados de técnicos das Secretarias Municipais de Ação Social, Saúde e Educação de Acaraú/CE, entoaram músicas, entregaram panfletos e participaram de uma passeata, nas ruas do Centro, conscientizando a população.

O objetivo do evento foi alertar as pessoas da importância da denúncia do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Conforme a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Acaraú, Adriana Pinheiro, campanhas como a realizada no Município são importantes, uma vez que “sensibilizam as pessoas a defenderem os direitos e denunciarem o abuso e a exploração sexual das crianças e adolescentes. Essa é uma responsabilidade de todos nós.”
Adriana ainda destacou o importante apoio do Prefeito Pedro Fonteles para o sucesso do evento e na estruturação dos órgãos competentes de defesa da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar e o Conselho Regional de Assistência Social (CREAS).

O orientador social do Programa Pró-Jovem da Ilha dos Coqueiros, em Acaraú, Antônio Michel Rodrigues, também acha bastante relevante a participação dos alunos na campanha, pois “é uma ação importante em que as próprias crianças e adolescentes podem externar nas ruas que devem ser respeitados e é um brado importante para tentar reverter esse quadro nebuloso que é o abuso e a exploração sexual desse público.”

O dia 18 de maio foi instituído como o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no ano 2000, por meio da Lei Federal 9.970 de 17 de maio, sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A data é um clamor à reversão da triste realidade do país.

Campanha conscientizou a população (Foto: Adélia Cristina)
Conforme dados da Secretaria de Direitos Humanos, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, registrou-se 145 mil denúncias de abuso infanto-juvenil no ano passado. Mais de 49 mil destes registros foram de violência sexual, o equivalente a 34% das denúncias recebidas.

          Como faço para denunciar?

          Para denunciar , é só ligar para o número 100, gratuitamente e registrar o acontecimento. O serviço funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.disque100.gov.br ou pelo endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br e, em todos os casos, podem ser anônimas. Denúncia também pode ser protocolada no Conselho Tutelar do Município ou no Conselho Regional de Assistência Social (CREAS), que em Acaraú dispõe do telefone (88)3661.1060.

domingo, 15 de maio de 2011

Alunos de Acaraú participaram de Feira em Los Angeles

    A Escola de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa (Acaraú -Ce) participou da Feira Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel) que se realizou no período de 8 a 13 de maio, na cidade de Los Angeles, EUA. Os estudantes da escola de Acaraú, Arbiston Borges do 3º ano do Curso de Turismo e Rivan Pará, do 2º ano do curso de Aquicultura participaram com o Projeto Energia Positiva. Os alunos contaram com o apoio do professor orientador do Projeto, Emanuel Freitas Bento.

    A Intel deste ano contou com a participação de 1.500 estudantes que apresentaram projetos de 60 países diferentes, concorrendo a mais de US$ 4 milhões em bolsas de estudos e outros prêmios. A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996 a Feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF - Intel International Science and Engineering Fair. O grupo do Brasil é composto por 28 estudantes representando 18 projetos que foram finalistas das duas principais Feiras Nacionais – FEBRACE (São Paulo, SP) e MOSTRATEC (Novo Hamburgo, RS). O Vale do Acaraú Notícias parabeniza os alunos participantes da Feira, ao professor orientador e a instituição.

Fonte: Portal da 3ª CREDE

Prefeitura de Itarema/CE diz que tem dificuldades para pagar construtoras

Prefeitura de Itarema (Foto: O Estado)
  A Prefeitura de Itarema/CE, município da região do Baixo Acaraú, está em dificuldades para pagar as empresas que construíram obras no município, porque o governo federal não está repassando os restos a pagar de 2007, 2008 e 2009. A reclamação é do prefeito Robério Monteiro, que participou em Brasília da Marcha dos Prefeitos, na busca de mais recursos federais, um deles do Fundo de Participação dos Municípios. O prefeito também acompanhou trabalho em favor da PEC 29, que visa a melhoria do atendimento na área da saúde, extremamente deficiente em todos os municípios brasileiros.
   Falando ainda sobre os restos a pagar, disse que as obras foram feitas na certeza de que os recursos sairiam em tempo para fazer o pagamento às construtoras, mas não é o que está acontecendo. “Nós trabalhamos com toda a seriedade, estamos com dificuldades para pagar as contas da Prefeitura e a culpa não é nossa e sim da área federal”, desabafa Robério Monteiro.
   O prefeito tentou também liberar recursos das emendas parlamentares individuais que demoram muito a sair, devido à burocracia tanto nos ministérios competentes, como na Caixa Econômica Federal. Monteiro informa que está dando início a uma obra muito importante no município, que é uma ponte sobre o rio Aracatimirin, no valor de cerca de R$ 3 milhões, recursos dos Ministérios do Turismo e Cidades. A ponte vai atender a uma região que tem muita dificuldade de acesso, com mais de cinco mil famílias do outro lado da cidade.

Fonte: Jornal O Estado

Feira de agricultura ocorrerá em Bela Cruz/CE

A V Feira da Agricultura Familiar ocorrerá, no dia 25 de maio, na Praça da Prefeitura de Bela Cruz/CE a partir das 7h30min e levará ao público produtos produzidos no Município. O evento, que acontece anualmente e já está em sua 5ª edição, tem como objetivo dar suporte às atividades agrícolas do município de Bela Cruz, proporcionando aos agricultores apoio para expor seus produtos à venda, bem como mostrar para a sociedade belacruzense o potencial produtivo da Agricultura Familiar do município.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Município

CAPS melhora atendimento a pacientes em Bela Cruz/CE

    Pela Portaria do Ministério da Saúde nº 188, foi habilitado o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Bela Cruz/CE sendo reforçado o atendimento em saúde mental no valor anual de R$ 261.248,00. O Prefeito do Município, Daniel Adriano, está muito satisfeito, pois melhorará o atendimento aos pacientes com transtornos mentais e usuários de drogas, seu público-alvo, conforme a especialidade de cada serviço. A portaria habilitando os serviços foram publicadas no Diário Oficial em 04 de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Município

Bela Cruz/CE vacina gado e búfalos contra febre aftosa

Foto: Divulgação
   A primeira etapa da campanha deste ano começou dia 1º de maio, em todo o Ceará, com término no dia 31 de maio.  A Secretaria de Agronegócios e Desenvolvimento Econômico, a Prefeitura, a Agência do Desenvolvimento Agropecuário (Adagri) e Ematece estão dando todo o apoio necessário para que o criador vacine o seu rebanho em Bela Cruz.
   Os sintomas da febre aftosa são: queda da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado, menor eficiência reprodutiva e, claro, prejuízo econômico. Isso nenhum produtor quer. Pois é o que pode acontecer para quem não vacina seu rebanho contra a febre aftosa. 
   A vacinação é responsabilidade de cada produtor. A fiscalização é feita pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e pela Agência do Desenvolvimento Agropecuário (Adagri) e Ematece. A meta é alcançar, no mínimo, 90% de cobertura vacinal. O Ceará tem hoje 2,4 milhões de cabeças de gado nas mãos de 140 mil produtores.

  
Fonte: Assessoria de Comunicação do Município

João Jaime propõe criação de Comissão

Deputado João Jaime (Foto: O Povo)
    
  Depois de muitas queixas, deputados estaduais querem interpelar formalmente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a quem responsabilizam pela situação calamitosa das BRs que cortam o Ceará.
    É de João Jaime (PSDB) a idéia de formar uma comissão de parlamentares para cobrar explicações ao superintendente do Dnit, José Abner de Oliveira Filho. “Precisamos saber quais são as razões verdadeiras para as nossas BRs estarem nessa situação. É por que o governo federal não manda dinheiro? É por que não tem licitação? É por que as construtoras não prestam? Ele tem que dar uma razão” explicou o tucano. 






Fonte: Jornal O Estado

João Jaime critica coluna do DN

   O Deputado Estadual João Jaime (PSDB) não gostou de ler na Coluna "Comunicado" do jornal Diário do Nordeste, publicada no dia 07 de maio, nota observando que só após oito anos, o parlamentar está tentando inserir, via projeto de lei, o município de Acaraú nos roteiros turísticos do Ceará. É de Acaraú que sai parte expressiva dos votos que o tucano amealha a cada eleição. João Jaime explica que "Não fiz antes o projeto pois só agora o prefeito Pedro do Cleto me solicitou, os outros prefeitos anteriores nunca se preocuparam". Veja o que foi publicada na coluna do DN:
Fonte: Blog do Nene Carneiro

Manoel Duca critica Perboyre

Manoel Duca (Foto: AL)
     Na última quinta-feira (12/05), o Deputado Estadual Manoel Duca (PRB) reclamou das críticas feitas ao prefeito do município de Saboeiro, Marcondes Ferraz, pelo Deputado Estadual Perboyre Diógenes (PSL). Segundo Duca, Perboyre sempre vai a tribuna fazer acusações sérias, “sem apresentar nenhum documento que comprove o que está dizendo”. Duca disse que Marcondes nunca teve seu nome ligado à corrupção, e “recebeu o cargo com muitos problemas da gestão anterior não resolvidos. Sempre que puder estarei aqui para defendê-lo, e trarei documentos que comprovem e atestem o que estou falando”, finalizou. 


Fonte: Site da Assembleia Legislativa do Ceará

Escolas Municipais de Marco alcançam resultados positivos no SPAECE

Prefeito de Marco, José Grijalma

     As escolas municipais de Marco/CE alcançaram, no ano de 2010, resultados positivos no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O nível de proficiência variou de 168,4 a 232,4 encaixando a maioria das escolas do Município no Nível Adequado de proficiência.  
     Os alunos foram avaliados, no ano passado, em suas competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática. Testes foram elaborados pelos professores da rede pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do MEC e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria Estadual de Educação (Seduc). As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
     O Secretário de Educação de Marco, Esdras Moreira explica que os resultados positivos do SPAECE revelam que o ensino ofertado é de alto nível. “Em 2009, quando o Prefeito José Grijalma assumiu, o Nível de Proficiência era avaliado como intermediário, e passamos ao Nível Adequado que demonstra o empenho da Prefeitura em oferecer um ensino de qualidade para nossos alunos e nosso empenho na qualificação dos professores da Rede”.
     Os resultados do desempenho das unidades escolares podem ser conferidos no site www.spaece.caedufjf.net/spaece-inst/programa.faces