sábado, 27 de agosto de 2011

Reunião do CBH-Acaraú ocorreu em Sobral

          Na última quinta-feira (25/8), aconteceu no prédio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), cidade da região Norte cearense, uma reunião do Comitê da Bacia  Hidrográfica do Rio Acaraú (CBH-Acaraú). Na oportunidade, foi realizada capacitação de nivelamento para novos membros. Entre os membros presentes, compareceu o presidente da CBH e Secretário do Meio Ambiente de Acaraú, Francisco Márcio Cavalcante que abriu o evento falando das perspectivas e objetivo da capacitação.
         Além do Secretário, tiveram a palavra o Gerente de Gestão de Recursos Hídricos da Companhia Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Ubirajara Patrício, o Coordenador do Núcleo de Gestão da Gerência Regional da Cogerh de Sobral, Bartolomeu de Almeida, e o Gerente Regional das Bacias do Acaraú e Coreaú, Vicente Lopes. Os membros do Comitê debaterem e expuseram suas perspectivas e visões relacionadas ao Comitê e sua atuação.
         Fizeram-se representadas também a Embrapa, Prefeitura de Forquilha, Policia Militar dos Municípios de Groaíras, de Monselhor Tabosa e Sobral, Instituto Bioma, Instituto Agropolos, Dibau e Votorantim, além de representantes do Núcleo de Gestão da Gerência de Sobral.         
        Criado pelo Decreto nº 27.647, de dezembro de 2004 e instalado em 18 de fevereiro de 2005, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú trata-se de um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo. É constituído por quarenta instituições membros representantes dos 27 municípios  que compõem a Bacia.

3ª CREDE realiza inscrições para seleção emergencial de professores

         A 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE)/ Acaraú receberá, nos dias 29 e 30 de agosto, inscrições para seleção emergencial de professores. Os novos profissionais lecionarão nos cursos Técnicos em Agronegócio, Fruticultura e Turismo das Escolas Estaduais de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa (Acaraú-CE) e Júlio França (Bela Cruz-CE). As inscrições serão realizadas no prédio da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE), situado na rua Santo Antônio, nº 133, bairro Outra Banda, em Acaraú. A seleção será realizada por meio de análise do currículo e entrevista. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 2 de setembro. A remuneração básica é de R$ 1.335,00 para 20 horas/aula. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.1670.

Sementes são doadas pela Prefeitura de Acaraú à Seagri para implantação de hortas orgânicas

Fotos das sementes doadas - Arquivo: Semam/ Acaraú
         Sementes de coentro, cebolinha, tomate, pimentão, couve-flor e alface foram doadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Acaraú (Seman) para a Secretaria do Agronegócio, Pesca e Desenvolvimento Econômico (Seagri). As sementes serão utilizadas em capacitação e serão plantadas em hortas orgânicas no Município de Acaraú (CE), região Norte do Estado. Ainda serão selecionadas as comunidades a serem beneficiadas. A horta orgânica consiste no cultivo de verduras, frutas, legumes, temperos e ervas medicinais sem o uso de agrotóxicos e de maneira ecologicamente correta, ou seja, sem queimadas e com tratamento ideal do solo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Centro de Negócios é realidade em Acaraú

Visão interna do CENA - Arquivo: Setase
Neste mês de agosto, o Prefeito de Acaraú (CE), Pedro Fonteles dos Santos, juntamente com a Secretária do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo do Município, Maria Irene Góes Mora, inauguraram o Centro de Negócios de Acaraú (CENA), que reúne a loja de comercialização de produtos de artesanato local e a Sala do Empreendedor. O centro foi implantado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a CEART e a Associação dos Artesãos de Acaraú – ACARAUARTE e representa um significativo avanço na perspectiva da promoção da auto-sustentabilidade das famílias acarauenses.

Prefeitura de Acaraú ofertou curso a comerciantes

Comerciantes cursistas - Arquivo: Setase
No período de 15 a 19 de agosto, comerciantes de Acaraú (CE), região Norte do Estado, participaram do curso de Atendimento ao Cliente, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Secretaria do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo da Prefeitura de Acaraú. O curso teve por objetivo oferecer ferramentas para o bom atendimento e o planejamento de ações que garantam a satisfação do cliente. Estão previstas as ofertas de novos cursos para os meses de setembro a dezembro.

Maiores esclarecimentos: (88)3661.1345/ 3661.1401

Hoje é o dia do Soldado

         25 de agosto. Dia do soldado. Nesta data festiva, o Vale do Acaraú Notícias saúda a todos os soldados do Tiro de Guerra de Acaraú, que tão bravamente demonstram seu amor pela Pátria.
         Nesta data, homenageia-se o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, em rememoração a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Conhecido como Duque de Caxias, lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

Circuito de Karatê deve acontecer mês que vem em Bela Cruz


No próximo dia 24 de setembro, o Município de Bela Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú, será palco da 3ª etapa do II Circuito Vale do Acaraú de Karatê. A competição, promovida pela Associação Atlética de Karatê do Ceará (AAKC), contará com vários atletas de todo Estado. Está aí uma boa dica aos admiradores da modalidade e competidores.

Semifinal de Campeonato Cearense de Futebol acontece nos dias 27 e 28

        
         No próximo final de semana, acontecerão os jogos da semifinal do Campeonato Cearense de Futebol Sub-20/ 2011, na região do Vale do Acaraú. No sábado (27/8), o time de Santana do Acaraú enfrenta o de Cruz no Estádio Ferreirão em Alpargatas (Acaraú). No domingo, enfrentam-se as equipes de Itarema contra a de Morrinhos, às 15h30min, no Estádio Munizão (Cruz). A coordenação do campeonato é conduzida pelo presidente da Liga Acarauense de Futebol, Dayron Mourão. Os vencedores das partidas disputarão no próximo dia 7 de setembro a taça no Estádio Munizão (Cruz).

Alunos da Escola Profissionalizante de Acaraú realizam estágio na Secult do Município

 Escola Profissionalizante de Acaraú - Fonte: 3ª CREDE
Doze alunos do curso Técnico em Turismo e dois alunos do curso Técnico em Informática, ambos da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, situada em Acaraú (CE), região Norte do Estado, estagiarão na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Os alunos de Turismo farão guiamento em city tour no entorno da Praça da Matriz, quando visitantes poderão saber um pouco mais da história do Município. Além disso, os estudantes também repassarão informações sobre a história e pontos turísticos de Acaraú aos alunos de Informática, que atualizarão um site que será mantido pela Secult de Acaraú.
Os novos estagiários foram recebidos hoje (25/8), na sede da Secult pelo Secretário Wandick Mesquita. Os alunos estavam acompanhados da Coordenadora de Estágio da Escola Profissionalizante, Maria Aládia Brandão Silveira, do professor Alex Pongitori, do curso de Turismo, e do professor Fábio Souza, do curso de Informática.
A parceria da escola com a Secult de Acaraú, conforme o Secretário Wandick Mesquita, viabiliza “não só a conclusão da formação profissional dos alunos, além de proporcionar a execução de importantes projetos da Secretaria de Cultura e Turismo”.
        
 O estágio por que passarão os alunos será composto de 400 horas, que conforme a Coordenadora de Estágio, Maria Aládia, é uma importante “fase de aperfeiçoamento, que complementa os conhecimentos adquiridos nas 1.000 horas/aula em sala de aula”.
Douglas dos Santos, aluno do curso Técnico em Turismo, acredita que o período em que estagiará na Secult será muito importante para a sua formação profissional, uma vez que “aperfeiçoarei meus conhecimentos e adquirirei ferramentas para uma boa prática profissional, além de colaborar para revelar o potencial turístico de Acaraú”.
Sérgio Fonteles Louzada Júnior, do curso Técnico em Informática, que ajudará a desenvolver o portal que publicizará a história e pontos turísticos relevantes do Município, espera colaborar para “que as pessoas, mesmo a longas distâncias tenham acesso a nossa realidade e que venham conhecer-nos”.


Saiba Mais


Os cursos Técnicos ofertados pela Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffone de Souza, de Acaraú, apresenta-se na modalidade Técnico Integrado, quando o estudante cursa o Ensino Médio e concomitantemente, tem formação profissional na própria unidade. Atualmente, existem 39 alunos matriculados no curso Técnico em Turismo, no 3º Ano, aptos a realizarem o estágio curricular e 44 alunos neste período no curso Técnico em Informática. Além de Turismo e Informática, a unidade oferta cursos de Aquicultura, Agronegócios (Fruticultura) e Enfermagem.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

IPECE lança informativo que revela indicadores econômico-sociais do Litoral Oeste

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE)  lançou nesta quarta-feira (24/8), na sede da Secretaria de Planejamento (Seplag) do Governo do Estado, em Fortaleza, órgão a que o IPECE é subordinado, o trabalho “Análise da Evolução dos Indicadores Socioeconômicos das Macrorregiões de Planejamento do Estado do Ceará: 2000-2010”, título do IPECE, informe 15. O documento apresenta indicadores importantes para a análise econômico-social das macrorregiões cearenses neste período de 10 anos. O Vale do Acaraú Notícias ateve-se ao Litoral Oeste, que integra os Municípios do Baixo Acaraú.
 Analisando a participação populacional da área geográfica do Litoral Oeste nos últimos dez anos, percebeu-se um aumento de 9,69% para 9,88%. A população urbana também aumentou no período, passando de 369.596 para 451.545 habitantes, revelando um crescimento relativo de 22,17%, e a população rural cresceu em taxa menor de 9,31%, passando de 350.580 para 383.235 habitantes.
O informativo do IPECE abordou ainda o aspecto etário da população. No Litoral Oeste, diminuiu a quantidade de pessoas entre 0 e 14 anos, passando de 274.163 (38,07%) para 246.931 (29,58%). Já os indivíduos na faixa etária entre 15 e 64 anos passaram de 401.712 (55,78%) para 526.481 (63,07%) revelando um aumento de habitantes nesse perfil. O número de idosos também aumentou no Litoral Oeste, passando de 44.301 (6,15%) para 61.368 (7,35% habitantes. A população em idade ativa no litoral Oeste diminuiu de 79,28 em 2000 para 58,56% em 2010.
Na região, também aumentou a taxa de urbanização, passando de 51,32% para 54,09%, além disso aumentou a densidade demográfica, de 39,49% para 45,77%. A taxa de analfabetismo caiu, de 36,45% em 2000 para 26,41% em 2010. A taxa de mortalidade infantil decresceu 59,73%, passando de 30,32% para 12,21%.
O número de empregos formais na região teve um aumento de 17,87%, passando de 27.857 para 62.982 empregos. Mas ainda é grande o índice de pessoas empregadas que ganham até 1 salário mínimo (199.730 pessoas), em comparação às que recebem mais de um salário mínimo, que totalizam  apenas 17.579 pessoas, revelando uma taxa de apenas 8,09%.
Também aumentou a taxa de domicílios com abastecimento de água potável, de 40,78% para 59,38% e aumentou igualmente a taxa de esgotamento sanitário ligado à rede geral, de 3,92% para 12,56%. A quantidade de domicílios com energia elétrica e coleta de lixo também aumentou. Com energia, passou de 77,14 para 96,87%; e com coleta de lixo, de 34,30 para 54,69%.
O Produto Interno Bruto (PIB) referente ao Litoral Oeste também aumentou, passando de R$ 1.138.848 para R$ 3.240.696, passando de 5,04% para 5,39%.

Baixo Acaraú. Professores do Estado divulgam agenda de greve para esta semana

          Os professores da Rede Estadual de Ensino da região de Acaraú repassaram ao Jornal Vale do Acaraú Notícias, paralisados desde o dia 1º de agosto, a agenda de atividades relativas à greve para esta semana. Entre os motivos da greve, estão a falta de diálogo do governador na votação do Plano de Cargos e Carreiras, além da defasagem salarial e desrespeito ao piso salarial da categoria. A manifestação é encabeçada pelo Sindicato dos Professores do Estado (APEOC). A imensa maioria dos professores da Rede no Baixo Acaraú paralisaram as atividades como forma de cobrar do Poder Público e mobilizar a população. Manifestações, aulás públicas, passeatas e diálogo com autoridades têm mobilizado os professores do Baixo Acaraú, que se únem ao clamor da categoria a nível estadual.

Confira a agenda da greve para esta semana:


 Segunda-feira (22/08/11):- Assembleia Geral em Fortaleza - Paulo Sarasate, às 15 horas.

Terça-feira: (23/08/11) – Reunião dos professores grevistas de Acaraú na Praça do Centenário, às 8 horas.

Quarta-feira: (24/08/11) – Ato Público no município de Marco, a partir das 8 horas da manhã, com alunos e professores. Após a passeata, nota de esclarecimento à sociedade na  Rádio Santuário.

Quinta-feira: (25/08/11) – Dia D da Educação, em Fortaleza. Concentração na Praça da Imprensa e passeata até a Assembleia Legislativa.

Sexta-feira: (26/08/11) –  Ato Público no município de Jijoca, a partir das 8 horas da manhã, com a participação dos alunos da UMES- União Municipal dos Estudantes Secundaristas e professores grevistas do Vale Acaraú. À tarde, 15 horas, na Câmara Municipal de Acaraú, esclarecimento e pedido de apoio a sociedade acarauense  para o movimento grevista. À  noite, a partir das 19 horas, um show com talentos locais na Praça central do município de Bela Cruz. No momento, professores grevistas explicarão aos participantes as reivindicações da categoria.

Próxima segunda (29/08/11) haverá outra Assembleia Geral, no Aécio de Borba, em Fortaleza.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Baixo Acaraú. Profissionais de saúde participam de capacitação


         Profissionais de saúde dos Municípios de Acaraú, Itarema e Jijoca de Jericoacoara (CE), na região do Baixo Acaraú, participam nesta semana da Capacitação sobre o Plano da Feminização das Aids no Ceará. A capacitação é ofertada pelo Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde da da Escola de Saúde do Ceará, em parceria com Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, através do Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Ceará. O curso visa capacitar profissionais de saúde e tem como objetivo torná-los multiplicadores dos conteúdos assimilados e atuantes no enfrentamento da epidemia nos municípios. Foram ofertadas 40 vagas para 20 Estados cearenses.

Deferida Indicação Geográfica para camarão da Costa Negra


         O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu a Indicação Geográfica ao camarão cultivado na região da Costa Negra, cultivados em viveiros nos Municípios de Acaraú, Itarema e Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú. A Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), após efetuar pagamento de taxa, receberá certificado de registro a ser expedido pelo INPI. O camarão da Costa Negra também é certificado na modalidade Denominação de Origem (D.O.), que o reconhece com características e qualidades específicas. A qualidade do solo e da água ricas em nutrientes, responsáveis pela denominação da região, são um diferencial em relação ao camarão cultivado em outras regiões, que possibilita a emissão das certificações.

Ordem de Serviço foi assinada para construção de ponte em Itarema


          No último sábado (20/8), foi assinada ordem de serviço para construção da Ponte sobre o Rio Aracati-Mirim, que ficará localizada no distrito de Torrões, em Itarema (CE), região do Baixo Acaraú. A ponte, de 120 metros, ligará o distrito de Almofala a localidade de Patos, no Município, beneficiando, entre a população, a comunidade indígena dos Tremembés. A obra conta com investimentos do Governo Federal, por meio dos Ministérios do Turismo e das Cidades, além da execução da Prefeitura de Itarema. A construção da ponte está orçada em mais de R$ 3 milhões. Em reportagem anterior do VAN o Prefeito Robério Monteiro já havia informado o desconforto dos moradores do outro lado da ponte que atravessavam um enorme trajeto para chegar ao outro lado, principalmente quando a fim de resolver algum problema na sede de Itarema. Além disso, problemas administrativos acabaram atrasando a Ordem de Serviço.

Ciclo de oficinas contra DST/AIDS e gravidez precoce é realizada em Acaraú

         Escolas estaduais de Acaraú (CE), região Norte do Estado, estão recebendo nesta semana um ciclo de oficinas sobre DST/AIDS e gravidez na adolescência. A iniciativa é da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE), em parceria com a União dos Estudantes Secundaristas de Jijoca (UMES). O tema é “Com amor, sem medo e sem culpa”. O objetivo é levar os jovens a utilizar preservativos e métodos contraceptivos para evitar o contágio de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a gravidez precoce, por meio da preocupação com a formação para a cidadania. No segundo semestre deste ano, a UMES realizará oficinas nas  escolas estaduais vinculadas a 3ª CREDE que fizeram a adesão.

Fachada do Hospital Dr. Moura Ferreira está sendo reformada


Atendimento no Hospital Dr. Moura Ferreira (Divulgação) 
A fachada principal do Hospital Municipal Dr. Moura Ferreira, em Acaraú (CE), região Norte do Estado, está sendo reformada. As obras que se iniciaram na semana passada, incluem a colocação de rampas de acesso e o embelezamento do espaço. A reforma é financiada pela entidade filantrópica mantenedora da unidade, a Sociedade Acarauense de Proteção e Assistência a Maternidade. Conforme a Gestora Hospitalar do Hospital Dr. Moura Ferreira, Aparecida Façanha, o objetivo da reforma é, além de “facilitar o acesso a cadeiras de rodas e macas, oferecer aos usuários um hospital bonito, numa visão mais moderna e humanizada”.
O hospital, presidido pela Dra. Filomena Odete Ribeiro Ferreira Gomes, dispõe de repasse municipal e estadual por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que responde por grande parcela de sua receita, apesar da unidade também realizar atendimentos particulares. Com mais de 5 mil atendimentos ao mês, o hospital foi fundado em 1953. Atualmente, em seu quadro de pessoal, há 22 médicos, 8 enfermeiros e 82 funcionários (serviços gerais, auxiliares de enfermagem, administrativos etc.) Com uma area total de 2.479 m²,a Instituição possui 72 leitos, 2 salas de cirurgia e 1 centro obstétrico, ambulatório, central de material e de esterilização.
O hospital é considerado pólo do Baixo Acaraú, atendendo casos de urgência, emergência e referenciados (encaminhados de outros Municípios).  A Gestora Hospitalar Aparecida Façanha explica que a unidade atende pacientes encaminhados dos sete municípios integrantes do Baixo Acaraú (Acaraú, Itarema, Cruz, Marco, Bela Cruz, Morrinhos e Jijoca de Jericoacoara). Casos de maior gravidade que não podem ser resolvidos na unidade hospitalar de Acaraú são encaminhados a Sobral.
Aparecida Façanha informa que o Hospital Dr. Moura Ferreira também realiza cirurgias de média complexidade, como vascular, para retirada de varizes, vesícula, ovário e apendicite, além de dispor de banco de sangue. O paciente dispõe de atendimento ambulatorial com serviços radiológicos, laboratoriais, ultrassonográficos.
Conforme Aparecida Façanha, o atendimento não é tão humanizado, em virtude da demanda de pacientes ser tão grande, “que exige uma certa rapidez no atendimento”. Mas a gestora explica que a quantidade de profissionais é suficiente. “Todos os dias, a unidade apresenta médicos de cinco especialidades atendendo a população: obstetra, clínico geral, pediatra, anestesista e cirurgião”.

Estudantes de Nível Superior de Acaraú formam entidade de luta por seus direitos

Estudantes de cursos superiores do Município de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, mobilizaram-se para a criação da União Acarauense dos Estudantes do Ensino Superior (UNACES). A associação, que dispõe de estatuto e encontra-se próximo a ser oficializada, terá a atribuição de requerer os direitos dos estudantes, como o transporte escolar, além de promover e difundir eventos científicos. A sede da entidade ficará localizada no Lions Club de Acaraú, onde ocorrerão as assembleias gerais e reuniões do conselho administrativo.
A luta por um transporte escolar de qualidade será a grande bandeira da UNACES. Conforme o estudante de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Francisco Rafael Ferreira, que fará parte da direção da entidade, atualmente, cerca de 150 estudantes universitários e cursistas de Informática, línguas estrangeiras etc. de Acaraú e distritos necessitam deslocar-se até Sobral para assistirem suas aulas. Para tanto, utilizam-se de dois ônibus da Italo Turismo, pagos pela Prefeitura de Acaraú. Conforme o universitário Francisco Rafael, há a necessidade de mais um ônibus para atender a demanda de deslocamento dos alunos. Além disso, a entidade lutará por mais conforto e qualidade no serviço prestado, além da garantia da verba para tal finalidade.
A UNACES também organizará palestras, seminários, capacitações, feiras culturais, feiras vocacionais, estimulando o desenvolvimento científico dos estudantes do Nível Superior da região de Acaraú. Para o estudante de Administração da UVA em Sobral, Geraldo Júnior, a entidade se empenhará para a efetivação desses eventos, a fim de “levar ao nosso crescimento profissional, por meio de um amplo e contínuo aperfeiçoamento, de acordo com as nossas necessidades”.
O estudante de Administração da UVA em Sobral, Emerson Rodrigues, informa que a meta da UNACES é criar futuramente uma federação que congregue os estudantes de Nível Superior do Baixo Acaraú. “A ideia é fortalecer as lutas dos estudantes em toda região do Baixo Acaraú, abrindo além disso novos horizontes, por meio de parcerias, mostrando ao poder público que temos força”. Emerson informa que a entidade é resultado de uma luta de vários anos, conquista que é resultado da união e empenho dos estudantes acarauenses.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Itarema participa de Encontro Povos do Mar


Comunidade indígena dos Tremembé de Almofala e pescadores de Torrões, ambos distritos do Município de Itarema (CE), região do Baixo Acaraú, participaram do 1º Encontro Cultural Povos do Mar: Socialização das Práticas e Saberes das Comunidades Litorâneas.  O objetivo foi promover a visibilidade e valorização das comunidades tradicionais de pescadores, artesãos, quilombolas e etnias indígenas que povoam o litoral cearense.
         O evento promovido  pelo Serviço Social do Comércio (SESC) ocorreu na Colônia Ecológica SESC Iparana, entre os dias 18 e 21 de agosto. No encontro,  socializaram-se as técnicas de artesanato, a discussão socioambiental, a etnicidade, a culinária, os ofícios tradicionais ligados à pesca, o desenvolvimento do turismo de bases comunitárias e práticas de saúde ancestrais.
O encontro contou com exposição temática das 44 comunidades participantes, provenientes de 12 municípios cearenses participantes, sendo um momento único de interação, vivência e reconhecimento do patrimônio material e imaterial do Estado. O evnto foi permeado por de conversas, oficinas, minicursos e círculos de cultura priorizaram as falas e expressões socioculturais de mestres e representantes das comunidades participantes.

Recuperação de BR facilita acesso a praias do litoral Oeste


         O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, acompanhado do secretário Adail Fontenele (Infraestrutura), entregou nesta segunda-feira (19/8), em Moraújo, na região Norte, a restauração da CE-364 nos trechos Coreaú-Campanário (Uruoca) e Campanário - entroncamento CE-311 (Granja) - com 51,70 km de extensão total. A restauração das estradas facilitará o acesso às praias do Litoral Oeste, como a Praia de Jericoacoara. O Governo investiu mais de R$ 18 mil na recuperação dos trechos. Os recursos fazem parte de convênio entre o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contribuindo para a redução de distâncias entre trechos e a redução dos custos de transportes de passageiros e cargas. As obras envolveram serviços como revestimento asfáltico do tipo Tratamento Superficial Duplo (TSD), bueiros, sinalização horizontal e vertical e proteção ambiental, entre outros. Os serviços foram supervisionados pelo Departamento Estadual de Rodovias (DER) e Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE), órgãos vinculados à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra).
       

Cruz sediará oficina sobre Gestão de Resíduos Sólidos


       O Município de Cruz (CE), situado na região Norte do Estado, sediará a terceira oficina regionalizada, do ciclo de oito previstas para serem realizadas em várias regiões cearenses. Será tratada a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos no Ceará.
          O encontro em Cruz reunirá os 37 municípios integrantes do Litoral Oeste cearense, incluindo os da região do Baixo Acaraú. A oficina inclui exposição fotográfica e feira de tecnologia. Esta iniciativa é resultado de um convênio firmado entre o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA).
            A orientação repassada pelo presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, é que o modelo de gestão sugerido pelo órgão aos municípios seja realmente viável. “Quero apresentar esse plano de gestão integrada aos conselheiros do Coema e ao setor empresarial, já com proposição dos instrumentos que fornecerão a viabilidade econômica”, destaca Paulo Henrique Lustosa.

Homem é preso portando CNH falsa em Cruz

         Blitz realizada no último domingo (21/8), na CE-085, no 2º trevo da cidade de Cruz (CE), na região do Baixo Acaraú, resultou na prisão do agricultor João Batista do Nascimento, de 48 anos. O mesmo pilotava sua moto portando Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. João Batista foi encaminhado à Delegacia Regional de Acaraú, onde foi autuado pelo artigo 304 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), por porte de documento falsificado. Participaram da ocorrência , sob o comando do Sargento João Henrique dos Santos, os PMs: Sargento Edson Barros, Soldado Jefferson Dias e o Soldado Ricardo Neto.

Assaltantes tentam assaltar posto de combustíveis em Cruz

        Por volta das 13h30min desta segunda-feira (22/8), dois indivíduos em uma moto tentaram assaltar um posto de combustíveis no Município de Cruz (CE), região do Baixo Acaraú. Ambos estavam em uma moto Fan preta. A tentativa de assalto foi frustrada, uma vez que viatura do Ronda passava próximo ao local, o que teria feito com que os bandidos se evadissem sem portar quantia alguma.

Acidente de trânsito causa mais uma morte em Morrinhos

         Colisão entre uma moto e um veículo resultou na morte do agricultor Joaquim Peixoto Marques, de 79 anos. O acidente aconteceu, na última sexta-feira (19/8), na localidade de Canudos, a cerca de 12 Km do Município de Morrinhos (CE), região Norte do Estado. A moto em que Joaquim pilotava chocou-se contra o carro conduzido por Iolanda Teles Gomes, de 57 anos, profissional de saúde, residente em Ubajara (CE), região da Serra da Ibiapaba. O corpo de Joaquim, que faleceu no local, foi encaminhado ao IML de Sobral, após perícia. Iolanda apresentou-se espontaneamente ao Destacamento Policial de Morrinhos, tendo sido conduzida à Delegacia Regional de Acaraú para os procedimentos cabíveis.