terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudantes de Nível Superior de Acaraú formam entidade de luta por seus direitos

Estudantes de cursos superiores do Município de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, mobilizaram-se para a criação da União Acarauense dos Estudantes do Ensino Superior (UNACES). A associação, que dispõe de estatuto e encontra-se próximo a ser oficializada, terá a atribuição de requerer os direitos dos estudantes, como o transporte escolar, além de promover e difundir eventos científicos. A sede da entidade ficará localizada no Lions Club de Acaraú, onde ocorrerão as assembleias gerais e reuniões do conselho administrativo.
A luta por um transporte escolar de qualidade será a grande bandeira da UNACES. Conforme o estudante de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Francisco Rafael Ferreira, que fará parte da direção da entidade, atualmente, cerca de 150 estudantes universitários e cursistas de Informática, línguas estrangeiras etc. de Acaraú e distritos necessitam deslocar-se até Sobral para assistirem suas aulas. Para tanto, utilizam-se de dois ônibus da Italo Turismo, pagos pela Prefeitura de Acaraú. Conforme o universitário Francisco Rafael, há a necessidade de mais um ônibus para atender a demanda de deslocamento dos alunos. Além disso, a entidade lutará por mais conforto e qualidade no serviço prestado, além da garantia da verba para tal finalidade.
A UNACES também organizará palestras, seminários, capacitações, feiras culturais, feiras vocacionais, estimulando o desenvolvimento científico dos estudantes do Nível Superior da região de Acaraú. Para o estudante de Administração da UVA em Sobral, Geraldo Júnior, a entidade se empenhará para a efetivação desses eventos, a fim de “levar ao nosso crescimento profissional, por meio de um amplo e contínuo aperfeiçoamento, de acordo com as nossas necessidades”.
O estudante de Administração da UVA em Sobral, Emerson Rodrigues, informa que a meta da UNACES é criar futuramente uma federação que congregue os estudantes de Nível Superior do Baixo Acaraú. “A ideia é fortalecer as lutas dos estudantes em toda região do Baixo Acaraú, abrindo além disso novos horizontes, por meio de parcerias, mostrando ao poder público que temos força”. Emerson informa que a entidade é resultado de uma luta de vários anos, conquista que é resultado da união e empenho dos estudantes acarauenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário