Estudantes de cursos superiores do Município de Acaraú (CE), na região Norte do Estado, mobilizaram-se para a criação da União Acarauense dos Estudantes do Ensino Superior (UNACES). A associação, que dispõe de estatuto e encontra-se próximo a ser oficializada, terá a atribuição de requerer os direitos dos estudantes, como o transporte escolar, além de promover e difundir eventos científicos. A sede da entidade ficará localizada no Lions Club de Acaraú, onde ocorrerão as assembleias gerais e reuniões do conselho administrativo.
A luta por um transporte escolar de qualidade será a grande bandeira da UNACES. Conforme o estudante de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, Francisco Rafael Ferreira, que fará parte da direção da entidade, atualmente, cerca de 150 estudantes universitários e cursistas de Informática, línguas estrangeiras etc. de Acaraú e distritos necessitam deslocar-se até Sobral para assistirem suas aulas. Para tanto, utilizam-se de dois ônibus da Italo Turismo, pagos pela Prefeitura de Acaraú. Conforme o universitário Francisco Rafael, há a necessidade de mais um ônibus para atender a demanda de deslocamento dos alunos. Além disso, a entidade lutará por mais conforto e qualidade no serviço prestado, além da garantia da verba para tal finalidade.
A UNACES também organizará palestras, seminários, capacitações, feiras culturais, feiras vocacionais, estimulando o desenvolvimento científico dos estudantes do Nível Superior da região de Acaraú. Para o estudante de Administração da UVA em Sobral, Geraldo Júnior, a entidade se empenhará para a efetivação desses eventos, a fim de “levar ao nosso crescimento profissional, por meio de um amplo e contínuo aperfeiçoamento, de acordo com as nossas necessidades”.
O estudante de Administração da UVA em Sobral, Emerson Rodrigues, informa que a meta da UNACES é criar futuramente uma federação que congregue os estudantes de Nível Superior do Baixo Acaraú. “A ideia é fortalecer as lutas dos estudantes em toda região do Baixo Acaraú, abrindo além disso novos horizontes, por meio de parcerias, mostrando ao poder público que temos força”. Emerson informa que a entidade é resultado de uma luta de vários anos, conquista que é resultado da união e empenho dos estudantes acarauenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário