Discurso do empresário Livino Sales |
Inúmeras autoridades se fizeram presentes à solenidade de abertura do III Festival Internacional do Camarão e do III Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carciunicultura do Litoral Oeste. A solenidade foi realizada ontem no auditório montado na fazenda Cacimbas em Acaraú (CE). O evento segue até o próximo domingo. Entre estas autoridades, o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles dos Santos, o deputado estadual Manuel Duca da Silveira, o articulador da cadeia produtiva da pesca, Pedro Henrique, o prefeito de Itarema, Robério Monteiro, o Prefeito de Tauá, Odilon Aguiar, o Secretário da Pesca e Aqüicultura, Glauber Gomes de Oliveira, o representante do INPI, Carlos Prado, o superintendente do Ministério da Pesca, Melquíades Ribeiro entre tantos outros.
Em seu discurso, o presidente do grupo Nutrimar e da Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN), organizadora do evento, o empresário Livino Sales, ressaltou a importância do trabalho que tem sido desenvolvido na carcinicultura na região e a importância do selo de Denominação Geográfica (DO) recebido neste ano pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que mostram a qualidade do camarão produzido na região da Costa Negra. “Conseguimos provar a qualidade do camarão produzido em nossa região e mostrar o grande potencial de nossa cadeia produtiva”, ressaltou.
O Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, ressaltou a importância do evento para a região e o carinho que o empresário Livino Sales tem tido com seus funcionários, tidos como uma “família”. E desejou um bom evento a todos os participantes das atividades do evento.
Inúmeros stands podem ser visitados |
Foram entregues os troféus Mérito da Costa Negra às seguintes personalidades, em reconhecimento à atividade desenvolvida em prol do desenvolvimento da cadeia produtiva da carcinicultura: Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará, Ruan Enrique Vinatea, Técnico da FAO, o vice-governador do estado, Domingos Filho, o presidente da Comissão Nacional de Fruticultura da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA, Carlos Prado, e o INPI.
Uma série de stands estão montados na fazenda Cacimbas, de várias instituições públicas e privadas, de vários setores, mostrando seus materiais de divulgação.
No espaço, foi montada uma praça de alimentação. Às 20h, todos os dias existe concurso gastronômico, com premiação dos melhores pratos. No último dia, o prato do melhor Chef de cozinha receberá o troféu de melhor Chef e receberá premiação em dinheiro. Na programação, consta workshops, palestras, mesas redonda. A entrada é franca.