sábado, 6 de abril de 2013

Instituídos em Acaraú Semana da Cidadania e Dia Municipal da Juventude

O objetivo da lei é estimular políticas públicas para a juventude
Foto: PMA

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Acaraú o Projeto de Lei 018, de 26 de março de 2013, de autoria do vereador José Nacélio Couto Cruz, que institui a Semana da Cidadania e o Dia Municipal da Juventude de Acaraú. O prefeito sancionou a lei, que estabelece que a semana será comemorada anualmente de 28 de março a 03 de abril e o Dia Municipal da Juventude a ser comemorado anualmente em 28 de março. Essas datas integrarão calendário oficial do Município. No documento, o prefeito esclarece que a comemoração das datas visam “integrar as ações educativas, culturais, esportivas, sociais e ambientais voltadas para a juventude desenvolvidas no Município pelas Organizações Não Governamentais em defesa do protagonismo juvenil”.
O documento aponta que durante a Semana da Cidadania, deverão ser promovidas palestras, seminários, conferências e outros eventos que discutirão o exercício efetivo da cidadania; atividades artístico-culturais, esportivas e recreativas que favoreçam a interação entre os cidadãos; atividades que levem a participação dos cidadãos na administração pública; criar alternativas de formação quanto aos direitos políticos e sociais e atividades que contemplem ações políticas e sociais. As atividades da semana serão voltadas a todos os cidadãos do Município, especialmente os alunos das escolas públicas e privadas.
O texto da lei aponta que no Dia Municipal da Juventude, será homenageado a cada ano um cidadão e uma cidadã, pessoa física ou jurídica acarauense, que tenha destaque na promoção da cidadania para os jovens. A homenagem será realizada em sessão legislativa após apreciação dos nomes pelos vereadores e aprovados em plenário.
Na justificativa do projeto de lei, o vereador Nacélio Cruz apontou no documento que “o desenvolvimento das práticas sociais dos valores e respeito mútuo faz sentir a necessidade de resgatar em nossos jovens valores como colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos. Agindo assim a nossa juventude estará contribuindo para uma melhor qualidade de vida própria bem como de todo Município de Acaraú. O jovem tem que se ater a importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base da família e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta”.

Prefeito atende a requerimento da Câmara e cobra reforço na segurança de agências bancárias de Acaraú


Por meio do Ofício Nº 146/2013, da Prefeitura para a Câmara Municipal, datado de 2 de abril de 2013, e apresentado em expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal desta sexta-feira (5), dá-se resposta ao requerimento do vereador José Edilson Araújo, ao qual foi atendido pelo Executivo, pelo qual pedia-se reforço nas agências bancárias do município. O prefeito, pelo ofício, declara ter sido encaminhado ao Comandante do Batalhão de Polícia Militar de Acaraú, Major Ageu, no dia 27 de março, ofício solicitando reforço policial para promover a segurança dos funcionários e usuários das agências bancárias do município, nos dias de segunda-feira e sexta-feira, uma vez que são os dias em que o fluxo de pessoas é mais intenso nos bancos. No documento, o prefeito afirma que defende e comunga da ânsia do povo acarauense pela “efetividade da segurança pública no município especialmente no que tange ao sistema bancário, uma vez que nos dias de movimentação intensa nas instituições financeiras, a cidade e os munícipes ficam mais vulneráveis às ações criminosas”, aponta.

Escola Profissionalizante de Acaraú propõe à Câmara tombamento de patrimônios

A igreja de São Benedito está no rol dos patrimônios
passíveis de tombamento
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Por meio do ofício Nº 58/2013, datado de 20 de março de 2013, da direção da Escola Estadual de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, de Acaraú, ao presidente da Câmara Municipal de Acaraú, é solicitado um agendamento de visita a Câmara com alunos da escola, para que os mesmos possam apresentar um memorial com levantamento de patrimônios Município passíveis de tombamento histórico, artístico e cultural.
O objetivo desse estudo tem como fim a apreciação e análise enquanto projeto de natureza educativa a ser posto em pauta de sessão ordinária como projeto a ser debatido e aprovado por lei municipal. O ofício, que foi protocolado no dia 21 de março, entrou no expediente da Sessão Ordinária da Câmara desta sexta-feira (5).  Data será marcada para apresentação do memorial.
O estudo elenca os seguintes patrimônios para possível tombamento: Casa do Capitão Antônio Raimundo, Casa do Padre Antônio Tomaz, Casa do Prefeito Manuel Albano, Casa do Príncipe, Casa do Sr. Joaquim Guarazi da Frota, Casa do Sr. Manoel Horácio da Silva, Casa Paroquial,  Casa Peri, Casarão da Praça do Centenário, Casarão do Sr. Edgar Sales Moura Ferreira, CEJA Padre Antônio Tomaz, CELPA, Colégio Virgem Poderosa, Ginásio São José, igreja de Santa Rita de Cássia (Juritianha), igreja de São Benedito, igreja de São Sebastião, igreja Matriz,  Mercado Público, Presídio Municipal, Sobrado do Sacico Felipe Rocha, Residência do Sr. Santos Moura. 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cid se defende e qualifica Eudes Xavier de “beócio”, “idiota” e “imbecil”


O governador Cid Gomes (PSB) revelou, durante pronunciamento, nesta sexta-feira, da tribuna da Assembleia Legislativa, que foi concluído um inquérito da Polícia Civil sobre espionagem em sua caixa postal. O inquérito veio depois que o Coronel Brasil não teria conseguido aprofundar a investigação por parte da Polícia Civil. Cid prestou esclarecimentos depois de ter sido alvo, com secretários e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, de denúncias feitas pelo deputado federal Eudes Xavier (PT) apontando para uma suposta espionagem oficial contra o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, desafeto do governador.
Cid se defendeu das denúncias e disse que o caso, inclusive, foi remetido para a Justiça Estadual que autorizou a quebra do sigilo de três IPs de computadores que estariam envolvidos na espionagem. Ele informou, durante a fala, que já havia sido procurado pelo empresário José Filho e pela ex-secretária municipal do Centro, Luíza Perdigão (Gestão Luizianne Lins), ano passado, sobre vazamento de e-mails seus.
Ele informou que, diante de tal situação, pediu apoio do Ministério da Justiça para que a PF apurasse, no que a Corporação lhe teria dito não ter tanta competência para atuar nesse tipo de investigação. Veio então a decisão de convocar a Polícia Civil a partir de dezembro.
Em sua fala, Cid não poupou críticas e adjetivações fortes contra o deputado federal Eudes Xavier. Confirmou o que disse em nota oficial: vai processar civil e criminalmente o parlamentar, pedir providências ao Conselho de Ética da Câmara contra ele, a quem qualificou de “beócio”, “idiota”, “imbecil” se tiver sido pego num jogo desse gênero ou “crápula”, se tiver feito com consciência a ação na “quadrilha” que o espionava. Cid disse que, diante de suspeitas de vazamento de sua caixa postal – dois e-mails, um deles “encontrado na carteira de Roberto Pessoa”, segundo lhe disse o empresário Jose Filho quando de conversa em frente a Arena Castelão; e outro com Luíza Perdigão, que chegou a lhe procurar para alertar sobre vazamentos.
Segundo Cid, Luíza Perdigão lhe enviara e-mail pedindo orientação depois de ter sido derrotada na disputa pela Prefeitura de Pentecoste pelo PV. Ela teria contado para ele que viu cópia do e-mail que ela lhe mandou nas mãos da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins,  e que a ex-gestora municipal lhe teria indagado: “Tá comigo ou tá com Cid?”
Diante desses dois casos e já com inquérito na Polícia Civil, informou que decidiu pedir apoio ao pessoal da Etice, empresa de tecnologia da informação do Estado, onde um “nerd”, brincou, ajudou a montar operação com e-mails tipo “iscas” para chegar aos que estariam invadindo sua caixa postal.
EM APARTE
A deputada estadual Rachel Marques, líder do PT na Casa, se solidarizou com o governador Cid Gomes e disse ter estranhado o comportamento do companheiro Eudes Xavier. Informou que o teor do pronunciamento de Eudes não chegou ao conhecimento da liderança do partido.
Foram vários os apartes em solidariedade a Cid Gomes. Houve, no entanto, uma interrupção. O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) registrou a morte de sua mãe.

(blog do Eliomar)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Baixo índice nos reservatórios na região do Baixo Acaraú

Açude do Chará, em Acaraú,  com nível das águas quase zero
Foto: Vale do Acaraú Notícias

A evaporação e a fraca pluviometria registrada nos três primeiros meses do ano no Estado são responsáveis pelo acelerado processo de redução do nível dos reservatórios cearenses, inclusive na região do Baixo Acaraú. Em Acaraú, por exemplo, é possível se atestar a redução no nível de água de alguns açudes, como o conhecido açude do Chará, na zona urbana da sede do Município, cujas águas praticamente desapareceram. O açude novo também está bem abaixo do nível máximo. 
Açude Novo, em Acaraú, também com baixo nível
Foto: Vale do Acaraú Notícias
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estima que, até o fim deste mês, as reservas totais ficarão abaixo dos 43%. O diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, confirmou que a expectativa é de expansão do perímetro irrigado do Baixo Acaraú.
De acordo com o registro diário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia não tem chovido consideravelmente. De ontem para hoje choveu 18mm em Jijoca de Jericoacoara; já do dia 2 para 3 de abril, choveu apenas 2.0mm em Jijoca. Apesar disso, no dia 1º deste mês, houve o registro de 30.0mm na sede de Bela Cruz, 46.0mm em Itarema, 44.0mm na sede de Acaraú, 44.0mm em Cruz, 26.0mm em Jijoca, 6.0mm em Morrinhos e 5.0mm em Marco. Fica a esperança de novas chuvas.

Acaraú recebe ônibus escolares do governo federal


O Município de Acaraú recebeu do governo federal, novos ônibus que servirão ao transporte escolar dos alunos de várias localidades às escolas onde estão matriculados. Os novos veículos foram recebidos, na última terça-feira (2), durante solenidade de inauguração da 91ª Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, na Capital cearense, que oferta cursos profissionalizantes, como a exemplo da unidade de Acaraú. No total, o governo federal entregou 14 veículos. Além de Acaraú, foram beneficiados os Municípios de Sobral, Arneiroz, Banabuiú, Barreira, Boa Viagem, Cascavel, Quiteranópolis, Quixadá e Solonópole.

Divulgados indicadores de mortalidade infantil no Ceará, inclusive na 12ª CRES/ Acaraú


A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará divulgou informe epidemiológico da mortalidade infantil, datado de 2 de abril, ao qual tem por objetivo apresentar a evolução histórica da mortalidade infantil (MI) no Estado do Ceará, a partir dos dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no período de 1997 a 2011. O boletim revela uma redução de 61%, entre 1997 e 2011, quando apresentava 31,6 de mortes. Atualmente, 8,7% das mortes acontecem no período neonatal e 3,6% no pós neonatal (risco de óbitos entre 28 dias e 11 meses de idade). Segundo a Secretaria, o risco de morte de crianças menores de 28 dias (óbitos neonatais) representa a maior parte dos óbitos menores de 1 ano, chegando a representar 69% dessas mortes no ano de 2011.
Ao avaliar as causas evitáveis percebe-se que o maior desafio está na atenção primária, relacionado com assistência ao pré-natal, seguida da assistência ao recém-nascido, que resulta em 67% de todas as causas evitáveis. 
A microrregional de Acaraú apresentou percentual de 80% de óbitos notificados como evitáveis, indicador superior à média do Estado. Além disso, na investigação oportuna dos óbitos infantis, considerando a meta de investigação pactuada para o ano de 2012, a 12ª CRES/Acaraú alcançou um mínimo de 80% dos óbitos infantis investigados oportunamente.
Segundo dados da Secretaria da Saúde, no ano de 2012, foram notificados na 12ª CRES/Acaraú o total de 24 óbitos infantis evitáveis, sendo 12 notificados em 30 dias (50%), 19 investigados, 16 investigados  (79,2%) em 120 dias, sendo registrados 84,2% de casos investigados em 120 dias.
No geral, os indicadores são positivos no Estado, sendo registradas entre 1997 e 2011, uma redução de 61% no período analisado, passando de 31,6 em 1997 para 12,3 óbitos por 1.000 nascidos vivos, no ano de 2011.
O documento aponta que a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) é utilizada para estimar o risco de morte dos nascidos vivos durante o primeiro ano de vida, refletindo as condições de desenvolvimento socioeconômico e infraestrutura ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para a atenção à saúde da população materna e infantil, principalmente ao pré-natal, ao parto e ao recém-nascido.


Aleitamento

           Entre os fatores que contribuem para a redução da mortalidade infantil no Estado estão o aumento da cobertura vacinal da população, o uso da terapia de reidratarão oral, o aumento da cobertura do pré-natal, a redução contínua da fecundidade, a melhoria das condições ambientais, o aumento do grau de escolaridade das mães e das taxas de aleitamento materno e a ampliação de rede de assistência. Segundo estudos do IBGE, o Ceará foi o Estado que mais diminuiu a mortalidade infantil no país. Isso com base em dados de 2010. Em segundo lugar está o Rio Grande do Norte, com a TMI de 13,4. A Paraíba vem em terceiro lugar, com a taxa de 14,5 por mil nascidos vivos.

Livros poderão ser trocados por outros na sede do IFCE em Acaraú


Estimular a leitura e a interação entre alunos, servidores, funcionários e demais frequentadores do campus de Acaraú do IFCE: esse é o objetivo do projeto Biblioteca Aberta, proposto pelos alunos do 3º semestre do curso Técnico em Pesca. Por meio do projeto, serão disponibilizados 21 títulos de livros que ficarão disponíveis nos corredores do campus para serem trocados por outros.
Conforme a professora Soniamar Saraiva, da área de Cooperativismo e Associativismo Pesqueiro, que orienta o projeto, o objetivo é que as obras sejam passadas adiante e outras pessoas possam lê-las. “Trata-se de um projeto de auto-gestão, portanto não precisa pedir permissão para ninguém nem assinar nada, é só pegar qualquer livro e levar pra casa, desde que deixe outro no lugar, respeitando o direito do próximo leitor”, destacou.
Os livros ficarão disponíveis para troca no campus de Acaraú, no período de 8 de abril a 6 de maio (fase experimental), a partir das 9h. Aos que se interessarem por qualquer um dos títulos disponíveis, é só portar um livro de leitura para troca. Confira os títulos das obras, clicando aqui. Confira os títulos disponíveis, clicando aqui. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.4103. 

Sindicato de servidores de Jijoca terá eleições para renovação de diretoria e conselho fiscal


No dia 12 de abril, das 8h às 17h, ocorrerá votação para eleição da renovação da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal de Jijoca de Jericoacoara, para o quatriênio 2013/2017. A apuração da eleição, a qual podem participar servidores filiados, será realizada após o fim da votação, na sede da entidade, situada à rua Campo Granda, sn, no Centro do Município. A posse dos eleitos da Diretoria e do Conselho Fiscal ocorrerá trinta dias depois da eleição. As regras da eleição estão previstas em regimento eleitoral, de acordo com as disposições sobre eleições constantes em estatuto do Sindicato. 

Confira edital com as chapas: 


Aeroporto de Jericoacoara terá pista de pouso concluída em abril

Pista de pouso está 99% concluída
Foto: arquivo - DN

Paralisada desde o mês passado, a construção da pista de pouso do Aeroporto de Jericoacoara deverá ser concluída até o fim deste mês. Atualmente, a empresa responsável pela obra aguarda repasse de R$ 8 milhões, por parte do governo do Estado, para voltar a executar o serviço.

Segundo o titular da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Bismarck Maia, o atraso no repasse se deu porque o governo do Estado mudou a fonte dos recursos destinados à obra. Anteriormente, explica Bismarck, os R$ 8 milhões seriam pagos pelo tesouro estadual.

Agora, complementa, o montante será pago a partir de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através do Proinvest - programa lançado, no ano passado, pelo governo federal, que prevê R$ 20 bilhões para investimentos em infraestrutura no País.

Economia de recursos

Segundo o secretário, a mudança da fonte de recursos representará economia ao governo cearense, já que o valor destinado à construção da ponte de pouso não sairá mais inteiramente do tesouro estadual. Contudo, afirma, o Estado terá de pagar o financiamento, mas a longo prazo. A construção da pista de pouso, informa, está orçada em R$ 46 milhões, dos quais R$ 38 milhões já foram pagos com verbas do Estado.

A expectativa do secretário é que o repasse à empresa que executa a obra - a SBS Engenharia - aconteça em até dez dias, sendo o serviço retomado logo em seguida e finalizado ainda neste mês. "Esse processo (a mudança da fonte de recursos) é natural. A empresa foi muito compreensível", afirma Bismarck, acrescentando que a pista de pouso está "99% pronta".

Após a conclusão da pista de pouso, o local será visitado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a quem cabe liberar o início das operações na pista. Conforme Bismarck, a liberação deve ocorrer por volta de julho deste ano, quando o espaço já poderá começar a ser utilizado. Antes disso, a Secretaria de Turismo pretende iniciar a construção do terminal de passageiros do Aeroporto de Jericoacoara, cuja obra deverá durar dez meses. O terminal de passageiros está orçado em R$ 12 milhões - os quais também serão pagos através do Proinvest. (fonte: DN)

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Polícia Civil de Jijoca de Jericoacoara prende dois irmãos acusados de homicídio


Nesta quarta-feira (3) a Polícia Civil de Jijoca de Jericoacoara acabou prendendo uma dupla de irmãos acusada de ter desferido golpes de faca que acabaram matando um rapaz identificado como Anderson, no Conjunto Dom Aldo, num clube de forró, no Município de Jijoca de Jericoacoara, no dia 30 de março, por volta de 1h da manhã. Os autores do delito se evadiram do local após o homicídio e a Polícia abriu inquérito policial na segunda-feira (1º) por portaria, e o delegado de Jijoca, Dr. Erivan Cruz, representou pela prisão preventiva dos acusados e após mandado judicial, deu cumprimento a prisão dos mesmos, Denilson José Rodrigues, vulgo “Peruzinho” e Donilton José Rodrigues, vulgo “Neném”. Segundo informações colhidas pelo delegado, o homicídio teve como causa motivo banal, após uma briga. O inquérito que apontará as causas do homicídio deverá ser finalizado em dez dias para ser encaminhado a Justiça. 
Esse foi o primeiro caso de homicídio deste ano no Município de Jijoca de Jericoacoara, tendo alcançado grande repercussão entre os moradores. “E esse caso já está resolvido e estamos preparados para resolver todos os crimes, como tráfico de drogas, furtos, roubos etc.”, declarou Dr. Erivan Cruz.
A delegacia conta com um escrivão e uma viatura nova, mas “o Governo do Estado está investindo na área, uma vez que foi inaugurada a delegacia nova e a promessa é que a delegacia receba inspetores”, destacou o delegado. O problema do tráfico de drogas é entre os delitos o que mais tem sido registrado em Jijoca, principalmente em Jericoacoara, conforme o delegado.

Termo de Compromisso que beneficia servidores municipais é discutido em Acaraú


No dia 27 de março, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acaraú (Sindsep-Acaraú) reuniram-se com representantes da Prefeitura do Município, onde foi discutido o Termo de Compromisso apresentado no Colóquio Municipal de Acaraú. Todos os tópicos previstos no documento, que aponta alguns benefícios aos profissionais, foram discutidos e aceitos por todos. O procurador do município, Dr. Mateus Louzada, pediu um prazo para fundamentação e implantação dos projetos. A criação dos Planos de Cargo e Carreira deverá exigir um tempo maior, já que demanda de estudo tanto na parte estrutural quanto financeira.

Confira o que aponta o Termo de Compromisso:
·      Instituir através de Lei Municipal a Mesa de Negociação Coletiva Permanente, regulamentar o Regime Interno por Decreto e adotar os meios operacionais para seu pleno funcionamento, vez que fortalecerá o diálogo, a democracia e a solução das pendências entre SERVIDORES e ADMINISTRAÇÃO;
·  Agilizar a criação e implementação de Planos de Cargos, Carreira e Remuneração, especialmente para os setores da Saúde e Técnicos Administrativos, Guardas Municipais, de forma que todos os servidores tenham direito à carreira, como manda a Constituição Federal, buscando assegurar a equidade de remuneração entre homens e mulheres, bem como resgatando o valor do vencimento de cada cargo, repondo todas as perdas inflacionárias, desde a criação do cargo, nos termos da Constituição, além de eleger mecanismos que impeçam a desvalorização das remunerações dos referidos cargos;
·        Garantia de auxílio transporte para todos os servidores que se desloquem mais de 05 km, com revisão dos valores que atualmente são pagos aos profissionais do magistério;
·   Auxílio alimentação para todos os servidores que permanecer no local de trabalho na hora do almoço;
·         Ampliação definitiva para os servidores com contratos em regime especial;
·      Continuidade do trabalho após aposentadoria, com mesmo contrato e mesma carga horária;
·         Implantação do adicional de periculosidade dos vigias;
·     Garantir, em proteção à maternidade e à infância, licença maternidade, de no mínimo, 180 dias.    

Escritor acarauense concede entrevista a programa da TV Ceará

Capa do último livro de poemas lançado
por Dimas Carvalho
Foto: Vale do Acaraú Notícias

O escritor acarauense Dimas Carvalho concedeu uma entrevista sobre seu trabalho literário à jornalista Mônica Silveira, no Programa Papo Literário, na TVC. A entrevista será veiculada no próximo sábado, dia 06 de abril, às 19h30min, com reprise na segunda-feira, às 19h30min e na sexta-feira, às 14h30min. O programa é totalmente voltado para o universo da literatura, contando em sua programação com entrevistas com personalidades do mundo das letras, reportagens especiais, o livro de cabeceira dos famosos e clipoemas. 
José Dimas de Carvalho Muniz nasceu no Município de Acaraú, onde reside até hoje. Professor de Teoria da Literatura da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) em Sobral. Publicou: "Poemas"(1988); "Frauta Ruda, Agreste Avena" (1993); "Intinerário do Reino da Barra" (1993); "Nicodemos Araújo, Poeta e Historiador" (1995); "Mínimo Plural" (1998); "História de Zoologia Humana" (2000); "Fábulas Perversas" (2003); "Marquipélago" (2004); "Pequenas Narrativas" (2006); "Acaraú & Outros Países" (2009); e "Insônias, Delírios, Pesadelos" (2010). 
O escritor ficou em primeiro lugar nos seguintes Concursos Literários: Prêmio Literário do Recife - em 1996 e 2002; Prêmio Literário Cidade de Fortaleza - em 2001, 2003 e 2004; Prêmio Literário Antônio Girão Barroso/ Ideal Clube - em 2001; e Prêmio Literário Moreira Campos/ Ideal Clube - em 2003. 
Dimas foi incluído no "Almanaque do Conto Cearense" (1997); na "Antologia do Conto Cearense" (2004); no "Panorama do Conto Cearense" (2005), e no livro "Contistas do Ceará" (2008), da autoria de Nilto Marciel.  É membro efetivo da Academia Sobralense de Estudos e Letras, cadeira No. 18, cujo patrono é o Padre Antônio Tomás. Seus textos têm sido publicados em jornais e revistas de Brasília, Fortaleza e Recife, dentre outras cidades.
No dia 13 de março, Dimas lançou mais um livro. A obra permeada de poemas é intitulada “Uma sombra no espelho”. O lançamento aconteceu na Academia Cearense de Letras, na Capital.

Confira um dos poemas de “Uma sombra no espelho”, o poema “Procura”:

dentro da pedra
encontrei a noite
ao quebrar a noite
encontrei o rio

e cortando o rio
encontrei o vento
e dentro do vento
encontrei o espelho

mas o espelho
é filho único
e dentro dele
nada encontrei

a não ser eu mesmo
olhando-me para mim

Acaraú reunirá juventude de Acaraú em Cristo Dance


No próximo sábado (6), após a missa da juventude às 19h na igreja matriz de Acaraú, a coordenação da Campanha da Fraternidade-2013 da Paróquia promoverá o Cristo Dance na praça da igreja matriz às 20h. O evento é direcionado a toda a juventude da paróquia. Haverá uma formação de catequistas na comunidade de Lagoa Grande no sábado (6) a partir das 8h da manhã, e às 19h, na comunidade de Lagoa do Carneiro, na capela, será realizada adoração ao Santíssimo Sacramento e momentos de oração que deverá envolver integrantes das comunidades de Lagoa do Carneiro, Cajueiro do Boi, Capão, Alpargatas e Pedrinhas.

Técnicos do TCM estão até sexta em Acaraú fazendo vistoria nas contas da Prefeitura

Fachada do Centro Administrativo da Prefeitura de Acaraú
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) estão na cidade de Acaraú nesta semana, desta terça-feira (3) até sexta, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Acaraú, no Centro, verificando as condições em que a gestão passada entregou as contas da Administração Municipal à atual. A comissão, formada por sete membros, das área de Contabilidade, Engenharia e de Pessoal, realizará uma vistoria completa nas contas da Prefeitura, analisando as condições do setor patrimonial, de unidades gestoras, dos postos de saúde, de escolas, entre outros setores.
Conforme informou a equipe de técnicos do TCM, ao qual o blog Vale do Acaraú Notícias teve contato, a vistoria possibilitará traçar um perfil de caso referente ao exercício anterior. Após a vistoria, a comissão elaborará um relatório que deverá ser entregue ao Pleno do TCM.
Caso seja apontada alguma irregularidade, a Corte então acatará ou não o que é denunciado por meio de relatório. Caso seja acatado, será elaborada uma Tomada de Contas Especial a ser enviada a órgãos, como a Procuradoria de Crimes de Administração Pública (Procap) ou ao Ministério Público.
Indagados sobre se haveria indícios de irregularidades da gestão passada, os técnicos do TCM informaram que não poderiam se pronunciar ainda a respeito, uma vez que estão ainda na fase de verificação das condições em que foi entregue a Prefeitura.

Grupo de jovens realizará encontro em Ilha dos Coqueiros/Acaraú

Jovens da Jubus de Ilha dos Coqueiros em oração
Foto: arquivo do blog da comunidade

“Tudo é permitido, mas nem tudo me convém”. Com esse tema retirado da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios (I Cor. 6:12), será realizado o II Encontro de Jovens de Ilha dos Coqueiros, comunidade de Acaraú. O evento é promovido pelo grupo Jubus (Jovens Unidos Buscando a Salvação) e será realizado no dia 13 de abril na igreja de São José, da comunidade, no período da manhã, das 8h às 11h e à noite, a partir das 19h. Estão programadas palestras, dança, teatro, música, concurso fotográfico e passeio ecológico na Trilha do Tempo.

terça-feira, 2 de abril de 2013

Prefeitura de Acaraú recebe currículos de médicos para atuarem no PSF


A Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria da Saude, irá contratar médicos para trabalhar nas Unidades do Programa Saúde da Família atuantes na sede e distritos. Estão sendo ofertadas quatro vagas. Os novos profissionais receberão um salário líquido de R$8.000,00 de remuneração. Os interessados podem encaminhar currículo para o email: lucasmars2011.2@hotmail.com.  Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (88)9788.2003.

Missa será celebrada em memória de Nanan do Paredão


Ainda consternados com sua repentina partida, familiares e amigos de Ademildo Michael Xavier de Oliveira, conhecido como Nanan do Paredão, empresário que residia em Acaraú, falecido por causa de bala perdida, se reunirão para uma celebração em sua memória. A missa será celebrada nesta quarta-feira (3) às 18h, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro do Município de Acaraú. A família agradece aos que comparecerem a este ato de solidariedade e fé cristã.

Jijoca recebe retroescavadeira do governo federal


O Município de Jijoca de Jericoacoara, no litoral Oeste, foi beneficiado com o recebimento de uma retroescavadeira pelo governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A máquina que foi entregue nesta terça-feira (2) será utilizada na recuperação de estradas vicinais. A ideia é que as máquinas sejam usadas para recuperar e pavimentar estradas vicinais, que ligam os povoados e municípios do interior. Ao todo, o governo federal entregou 31 retroescavadeiras e 30 motoniveladoras a 59 municípios cearenses. As cidades foram selecionadas pela terceira fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) para receber essas máquinas.

Critérios
 Os municípios selecionados para receber as máquinas foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: extensão da área rural, participação no PIB agrícola, localização no semiárido e número de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e indígenas. A participação do município nos programas Territórios da Cidadania e Brasil sem Miséria também foi levada em conta na seleção.

Cagece divulga inscrições de seu concurso público; há vagas para o Baixo Acaraú


O concurso da Cagece estará com inscrições abertas, no período do dia 11 de abril até o dia 7 de maio de 2013. As alterações no edital foram publicadas, dia 27 de março, no Diário Oficial do Estado (DOE), e todas as informações já estão disponíveis no site da Funcab (www.funcab.org). A prova será realizada no dia 19 de maio. A seleção pública é para o preenchimento de 315 vagas distribuídas da seguinte forma: 65 nível superior e 250 nível técnico. O certame, que apresenta vagas para vários municípios cearenses, inclusive da região do Baixo Acaraú, também irá formar cadastro de reserva. As inscrições serão realizadas através da internet, no site da Funcab, ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital.

Profissionais serão selecionados para agente rural; há oportunidade para região Norte


Há vagas para Técnico em Agropecuária e agrônomo na região Norte cearense: Amontada, Itarema, Santana do Acaraú e Sobral, entre outros. Os profissionais passarão por Seleção de Agente Rural, pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário. Em todo Estado, serão selecionados 196 profissionais de nível médio e superior que prestarão assistência técnica aos agricultores familiares. Os novos agentes atuarão nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), além de promover a transferência de conhecimentos tecnológicos aos beneficiários do projeto de ampliação da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Estado do Ceará e do Pacto Federativo. A prova será realizada no dia 28 de abril e os locais de prova serão divulgados no próximo dia 15 de abril, no site da SDA. A inscrição será admitida somente via Internet na página da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (www.sda.ce.gov.br), onde o candidato deverá preencher os dados corretamente e criar sua senha.

CEJA comemora 14 anos de atividades em Acaraú

Participantes festejando o aniversário da escola
Foto: 3ª CREDE/Acaraú

O Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Padre Antônio Tomás, sediado no Centro do Município de Acaraú, comemorou no dia  15 de março, 14 anos de atividades. Na data comemorativa, houve uma confraternização que contou com a presença de funcionários, alunos e familiares, que partilharam um bolo nas instalações da escola. Conforme a professora Maria Vânia Felipe Rocha, o maior patrimônio da escola é “o carinho com que ela é tratada pelos alunos, professores, funcionários e comunidade, que sempre procura deixar nossa marca registrada através da nossa dinâmica de trabalho que é  sustentada pelas funções Reparadora, Equalizadora e Qualificadora”, destacou.

História
O prédio onde funciona o Ceja Padre Antônio Thomaz foi construído entre 1932 e 1933, quando o Estado do Ceará era governado pelo interventor Capitão Roberto Carneiro de Mendonça. Foi inaugurado a 7 de setembro de 1934, com a denominação “Grupo Escolar 7 de Setembro”. Quando o poeta Antônio Filgueiras Lima assumiu a função de Secretário da Educação do Estado, em 1946, o estabelecimento recebeu o nome de “Grupo Escolar Padre Antônio Thomaz”. Em 1965 foram construídas mais 02 (duas) salas de aula, perfazendo seis. Em 2005, sofreu uma reforma, que, no entanto, não alterou a arquitetura original. Encontra-se dentro do prédio um busto do Poeta Antônio Thomaz, nascido no Acaraú em 14 de setembro de 1868, e que foi, em 1924, eleito o 1° Príncipe dos Poetas Cearenses. (informações históricas: Acaraú Pra Recordar)

IFCE realizará mostra de língua estrangeira em Acaraú


O campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) em Acaraú promoverá a I Mostra de Língua Estrangeira, que contará com exposições acerca da cultura espanhola, projeção de filmes nas línguas inglesa e espanhola, apresentações musicais e de dança, entre outras atividades. O evento é organizado pelos alunos dos cursos de Formação Inicial e Continuada de Espanhol e Recepcionista de Eventos, juntamente com os do curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar, sob a supervisão de professores da área. A Mostra acontecerá nesta terça e quarta-feira, respectivamente dias 2 e 3 de abril, no prédio do campus de Acaraú do IFCE, situado vizinho ao fórum. O evento, que é aberto ao público externo, ocorrerá nos três turnos, das 9h às 12h; das 14h às 17h; e das 20h às 22h. Dúvidas quanto a I Mostra de Língua Estrangeira do IFCE-Campus de Acaraú podem ser esclarecidas pelo telefone (88)3661.4103. 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Eleitores com pendência podem regularizar situação até 25 de abril

Eleitores com pendência no Baixo Acaraú devem ir ao fórum

Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições terão até o dia 25 de abril para regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral. Aqueles que perderem o prazo estão sujeitos a uma série de restrições, entre elas não poder se candidatar a cargos eletivos e terem suas inscrições eleitorais canceladas. No Ceará,  72.738 eleitores podem ter o título cancelado. Ainda é alto o número de abstenções no Baixo Acaraú.
Na região, eleitores dos Municípios de Acaraú, Cruz, Itarema e Jijoca de Jericoacoara, para regularizar a situação, devem comparecer ao Cartório da 30ª Zona Eleitoral, situado no fórum, no bairro Mons. Edson Magalhães. Na ocasião, o eleitor deve portar documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa.
O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.
Se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já serão contadas duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos. Não serão computadas as eleições que tiverem sido anuladas por determinação da Justiça. Os eleitores no exercício do voto facultativo – menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos – não serão identificados nas relações de faltosos. As pessoas com deficiência para as quais o cumprimento das obrigações eleitorais seja impossível ou extremamente oneroso também não terão o título cancelado.

Consequências

Quem não regularizar a situação do título eleitoral a tempo de evitar o cancelamento do registro poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Número de abstenções nas últimas eleições/2012 - Baixo Acaraú

Acaraú: dos 41.640 eleitores aptos a votar, abstiveram-se 7.995 (19,20%)
Bela Cruz: dos 21.999 eleitores se abstiveram 4.420 (20,09%)
Cruz: dos 19.554 eleitores, 4.343 se abstiveram (22,21%)
Itarema: dos 28.637 eleitores, se abstiveram 4.869 (17,00%)
Jijoca de Jericoacoara: dos 12.583 eleitores, se abstiveram 2.259 (17,95%)
Marco: dos 19.579 eleitores, se abstiveram 1.485 (7,58%)
Morrinhos: 14.825 eleitores, se abstiveram 1.082 (7,30%)

Semana da Água foi realizada no Município de Bela Cruz

Buscou-se conscientizar sobre a importância da água
Foto: Semat-Bela Cruz

A Prefeitura Municipal de Bela Cruz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Turismo (Semat), promoveu entre os dias 20 e 22 de março a Semana da Água, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22, como forma de atrair atenção para a importância da água doce e defender o manejo sustentável desse recurso. A Prefeitura realizou ao longo desses três dias uma blitz ecológica, distribuindo a motoristas e condutores de motocicletas, além de pedestres sacolas retornáveis e panfletos explicativos. Além disso, foi realizada limpeza de trecho do Rio Acaraú e protagonizada roda de conversa nas escolas, conscientizando os estudantes acerca da importância do racionamento e utilização sustentável do líquido precioso.

Prefeitura promove atividades em Dia do Autismo em Acaraú

Símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo

Dois de abril: Dia Mundial da Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). Para que a sociedade conheça o que é essa doença e quebre seus preconceitos, nesta terça-feira, quando se comemorará a data, a Prefeitura de Acaraú promoverá uma tarde de atividades, como palestras e atividades recreantes aos autistas, na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tereza de Jesus Silva, no Centro do Município de Acaraú.
Deverão comparecer educadores e profissionais de saúde, como o Coordenador do Programa Saúde da Família de Acaraú, enfermeiro Elton Vieira. Os organizadores orientam que as pessoas  compareçam com roupas de cor azul.
O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID).
Na atualidade, o autismo atinge quase dois milhões de brasileiros; e no mundo, mais de 70 milhões de pessoas. O desconhecimento ainda é um dos principais fatores de preconceito contra os portadores da doença.

Profissionais de saúde bucal discutem atendimento em Acaraú

Profissionais de saúde de Acaraú reunidos
Foto: arquivo da Secretaria de Saúde-Acaraú

Os profissionais da Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Acaraú reuniram-se no dia 20 de março para discutir e propor soluções para o atendimento odontológico prestado aos cidadãos. Auxiliares e cirurgiões-dentista, sob a orientação do Dr. Edinilton Araújo, fizeram relatos de casos onde cada um pode expressar-se diante do início dos trabalhos nas Unidades do Programa Saúde da Família.