sexta-feira, 5 de abril de 2013

Cid se defende e qualifica Eudes Xavier de “beócio”, “idiota” e “imbecil”


O governador Cid Gomes (PSB) revelou, durante pronunciamento, nesta sexta-feira, da tribuna da Assembleia Legislativa, que foi concluído um inquérito da Polícia Civil sobre espionagem em sua caixa postal. O inquérito veio depois que o Coronel Brasil não teria conseguido aprofundar a investigação por parte da Polícia Civil. Cid prestou esclarecimentos depois de ter sido alvo, com secretários e seu irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, de denúncias feitas pelo deputado federal Eudes Xavier (PT) apontando para uma suposta espionagem oficial contra o ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, desafeto do governador.
Cid se defendeu das denúncias e disse que o caso, inclusive, foi remetido para a Justiça Estadual que autorizou a quebra do sigilo de três IPs de computadores que estariam envolvidos na espionagem. Ele informou, durante a fala, que já havia sido procurado pelo empresário José Filho e pela ex-secretária municipal do Centro, Luíza Perdigão (Gestão Luizianne Lins), ano passado, sobre vazamento de e-mails seus.
Ele informou que, diante de tal situação, pediu apoio do Ministério da Justiça para que a PF apurasse, no que a Corporação lhe teria dito não ter tanta competência para atuar nesse tipo de investigação. Veio então a decisão de convocar a Polícia Civil a partir de dezembro.
Em sua fala, Cid não poupou críticas e adjetivações fortes contra o deputado federal Eudes Xavier. Confirmou o que disse em nota oficial: vai processar civil e criminalmente o parlamentar, pedir providências ao Conselho de Ética da Câmara contra ele, a quem qualificou de “beócio”, “idiota”, “imbecil” se tiver sido pego num jogo desse gênero ou “crápula”, se tiver feito com consciência a ação na “quadrilha” que o espionava. Cid disse que, diante de suspeitas de vazamento de sua caixa postal – dois e-mails, um deles “encontrado na carteira de Roberto Pessoa”, segundo lhe disse o empresário Jose Filho quando de conversa em frente a Arena Castelão; e outro com Luíza Perdigão, que chegou a lhe procurar para alertar sobre vazamentos.
Segundo Cid, Luíza Perdigão lhe enviara e-mail pedindo orientação depois de ter sido derrotada na disputa pela Prefeitura de Pentecoste pelo PV. Ela teria contado para ele que viu cópia do e-mail que ela lhe mandou nas mãos da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins,  e que a ex-gestora municipal lhe teria indagado: “Tá comigo ou tá com Cid?”
Diante desses dois casos e já com inquérito na Polícia Civil, informou que decidiu pedir apoio ao pessoal da Etice, empresa de tecnologia da informação do Estado, onde um “nerd”, brincou, ajudou a montar operação com e-mails tipo “iscas” para chegar aos que estariam invadindo sua caixa postal.
EM APARTE
A deputada estadual Rachel Marques, líder do PT na Casa, se solidarizou com o governador Cid Gomes e disse ter estranhado o comportamento do companheiro Eudes Xavier. Informou que o teor do pronunciamento de Eudes não chegou ao conhecimento da liderança do partido.
Foram vários os apartes em solidariedade a Cid Gomes. Houve, no entanto, uma interrupção. O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) registrou a morte de sua mãe.

(blog do Eliomar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário