sábado, 6 de abril de 2013

Instituídos em Acaraú Semana da Cidadania e Dia Municipal da Juventude

O objetivo da lei é estimular políticas públicas para a juventude
Foto: PMA

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Acaraú o Projeto de Lei 018, de 26 de março de 2013, de autoria do vereador José Nacélio Couto Cruz, que institui a Semana da Cidadania e o Dia Municipal da Juventude de Acaraú. O prefeito sancionou a lei, que estabelece que a semana será comemorada anualmente de 28 de março a 03 de abril e o Dia Municipal da Juventude a ser comemorado anualmente em 28 de março. Essas datas integrarão calendário oficial do Município. No documento, o prefeito esclarece que a comemoração das datas visam “integrar as ações educativas, culturais, esportivas, sociais e ambientais voltadas para a juventude desenvolvidas no Município pelas Organizações Não Governamentais em defesa do protagonismo juvenil”.
O documento aponta que durante a Semana da Cidadania, deverão ser promovidas palestras, seminários, conferências e outros eventos que discutirão o exercício efetivo da cidadania; atividades artístico-culturais, esportivas e recreativas que favoreçam a interação entre os cidadãos; atividades que levem a participação dos cidadãos na administração pública; criar alternativas de formação quanto aos direitos políticos e sociais e atividades que contemplem ações políticas e sociais. As atividades da semana serão voltadas a todos os cidadãos do Município, especialmente os alunos das escolas públicas e privadas.
O texto da lei aponta que no Dia Municipal da Juventude, será homenageado a cada ano um cidadão e uma cidadã, pessoa física ou jurídica acarauense, que tenha destaque na promoção da cidadania para os jovens. A homenagem será realizada em sessão legislativa após apreciação dos nomes pelos vereadores e aprovados em plenário.
Na justificativa do projeto de lei, o vereador Nacélio Cruz apontou no documento que “o desenvolvimento das práticas sociais dos valores e respeito mútuo faz sentir a necessidade de resgatar em nossos jovens valores como colaboração, convivência, atenção, honestidade, respeito, responsabilidade, preservação do meio ambiente e patrimônios públicos. Agindo assim a nossa juventude estará contribuindo para uma melhor qualidade de vida própria bem como de todo Município de Acaraú. O jovem tem que se ater a importância que tem a educação para a cidadania, priorizando o aprendizado de valores e boas maneiras, começando na base da família e dando continuidade na vida escolar até a fase adulta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário