quinta-feira, 4 de abril de 2013

Baixo índice nos reservatórios na região do Baixo Acaraú

Açude do Chará, em Acaraú,  com nível das águas quase zero
Foto: Vale do Acaraú Notícias

A evaporação e a fraca pluviometria registrada nos três primeiros meses do ano no Estado são responsáveis pelo acelerado processo de redução do nível dos reservatórios cearenses, inclusive na região do Baixo Acaraú. Em Acaraú, por exemplo, é possível se atestar a redução no nível de água de alguns açudes, como o conhecido açude do Chará, na zona urbana da sede do Município, cujas águas praticamente desapareceram. O açude novo também está bem abaixo do nível máximo. 
Açude Novo, em Acaraú, também com baixo nível
Foto: Vale do Acaraú Notícias
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estima que, até o fim deste mês, as reservas totais ficarão abaixo dos 43%. O diretor de Operações da Cogerh, Ricardo Adeodato, confirmou que a expectativa é de expansão do perímetro irrigado do Baixo Acaraú.
De acordo com o registro diário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia não tem chovido consideravelmente. De ontem para hoje choveu 18mm em Jijoca de Jericoacoara; já do dia 2 para 3 de abril, choveu apenas 2.0mm em Jijoca. Apesar disso, no dia 1º deste mês, houve o registro de 30.0mm na sede de Bela Cruz, 46.0mm em Itarema, 44.0mm na sede de Acaraú, 44.0mm em Cruz, 26.0mm em Jijoca, 6.0mm em Morrinhos e 5.0mm em Marco. Fica a esperança de novas chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário