quarta-feira, 18 de maio de 2011

Acaraú/CE mobilizada contra o abuso e a exploração de crianças e adolescentes

 
Alunos mostram faixas (Foto: Adélia Cristina)

“Seja o herói dos nossos meninos e meninas: denuncie a violência”: esse foi o lema da campanha organizada pela Prefeitura de Acaraú/CE,  hoje (18/05), dia nacional de luta contra o abuso e  exploração sexual de crianças e adolescentes.  Aproximadamente 800 crianças e adolescentes de escolas públicas do Município, acompanhados de técnicos das Secretarias Municipais de Ação Social, Saúde e Educação de Acaraú/CE, entoaram músicas, entregaram panfletos e participaram de uma passeata, nas ruas do Centro, conscientizando a população.

O objetivo do evento foi alertar as pessoas da importância da denúncia do abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Conforme a assistente social do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Acaraú, Adriana Pinheiro, campanhas como a realizada no Município são importantes, uma vez que “sensibilizam as pessoas a defenderem os direitos e denunciarem o abuso e a exploração sexual das crianças e adolescentes. Essa é uma responsabilidade de todos nós.”
Adriana ainda destacou o importante apoio do Prefeito Pedro Fonteles para o sucesso do evento e na estruturação dos órgãos competentes de defesa da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar e o Conselho Regional de Assistência Social (CREAS).

O orientador social do Programa Pró-Jovem da Ilha dos Coqueiros, em Acaraú, Antônio Michel Rodrigues, também acha bastante relevante a participação dos alunos na campanha, pois “é uma ação importante em que as próprias crianças e adolescentes podem externar nas ruas que devem ser respeitados e é um brado importante para tentar reverter esse quadro nebuloso que é o abuso e a exploração sexual desse público.”

O dia 18 de maio foi instituído como o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no ano 2000, por meio da Lei Federal 9.970 de 17 de maio, sancionado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A data é um clamor à reversão da triste realidade do país.

Campanha conscientizou a população (Foto: Adélia Cristina)
Conforme dados da Secretaria de Direitos Humanos, que recebe denúncias de violações de direitos humanos, registrou-se 145 mil denúncias de abuso infanto-juvenil no ano passado. Mais de 49 mil destes registros foram de violência sexual, o equivalente a 34% das denúncias recebidas.

          Como faço para denunciar?

          Para denunciar , é só ligar para o número 100, gratuitamente e registrar o acontecimento. O serviço funciona 24 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias também podem ser feitas pelo site www.disque100.gov.br ou pelo endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br e, em todos os casos, podem ser anônimas. Denúncia também pode ser protocolada no Conselho Tutelar do Município ou no Conselho Regional de Assistência Social (CREAS), que em Acaraú dispõe do telefone (88)3661.1060.

Nenhum comentário:

Postar um comentário