sexta-feira, 1 de março de 2013

Educação foi tema recorrente na Sessão da Câmara Municipal de Acaraú na última sexta-feira

Plenário da Câmara Municipal de Acaraú
Foto: Vale do Acaraú Notícias


Na Sessão Ordinária da última sexta-feira (01) na Câmara Municipal de Acaraú, um dos temas mais recorrentes entre os vereadores foi Educação. Os vereadores Edson Brandão e Claudemir Silveira são autores do requerimento nº 008/2013 solicitando que se encaminhe ofício a Secretaria Municipal de Educação pedindo informações acerca do processo seletivo para contratação de professores temporários para a rede municipal. Entre as informações a serem solicitadas: relação dos aprovados com as devidas pontuações e classificações e quesitos utilizados na correção. Na sua justificativa, o vereador Edson Brandão explicou que existem denúncias dando conta de que alguns critérios previstos no edital não foram obedecidos.
Em seu pronunciamento na tribuna, o vereador Edilson Salgueiro disse que “Acaraú está pedindo socorro na educação”. O parlamentar referiu-se ao baixo desempenho dos professores em recente processo de seleção interna para ampliação de carga-horária. “A zeladora de uma escola municipal fez mais pontos que todas as professoras", declarou.
Os vereadores lembraram a vinda para o Município de Acaraú de equipamentos educacionais, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que tem oferecido capacitação e novas tecnologias no município.
Edilson Salgueiro cobrou que os professores se qualifiquem mais e que o poder público intensifique ainda mais a fiscalização e atuem no sentido de fortalecer a educação.
O vereador sugeriu a formação de uma comissão para visitar as escolas para fazer um diagnóstico das unidades e apontar saída para melhoria das condições das escolas. A iniciativa foi apoiada por todos os vereadores e a comissão é formada pelos seguintes vereadores: Edilson Salgueiro, Cláudio Jean, Paulo Andrade,  Mano Melancia, Erineuza, Claudemir Silveira e José Wilson.
Algumas novidades acerca da infraestrutura de Acaraú foi apontada pelos vereadores. Edilson Salgueiro declarou que em reunião com o Prefeito Alexandre Gomes, este declarou a aprovação de R$ 4 milhões conquistada por meio de emenda parlamentar do deputado federal Aníbal Gomes, para asfaltamento do distrito de Aranaú. Além disso o vereador Paulo Andrade reafirmou o compromisso do Prefeito com a municipalização do trânsito de Acaraú e a revitalização do Centro. O gestor estaria buscando apoio da bancada federal para execução dos projetos.
Vereadores, como Edson Brandão, lamentaram os inúmeros acidentes de trânsito com vítimas fatais, como o ocorrido no último final de semana no distrito de Aranaú, que vitimou dois jovens que pilotavam suas motos, que se chocaram contra um gol. Os parlamentares cobraram um empenho ainda maior do Poder Público nas fiscalizações e na melhoria da infraestrutura de trânsito.
O vereador Edson Brandão fez um requerimento verbal que foi aprovado pedindo que seja solicitada a Rádio Difusora Vale do Acaraú a gravação do programa A Hora da Notícia desta sexta-feira, apresentado pelo radialista Maurício Otoni, que segundo denúncias teria usado de tom agressivo e repressor contra a postura dos vereadores. “Recebemos denúncia de que houve desrespeito contra nós vereadores, e precisamos tirar isso a limpo”, defendeu Edson Brandão.
O fato de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter adiado na última quinta-feira o julgamento do Recurso Especial Eleitoral de Alexandre Gomes, prefeito de Acaraú, para data posterior ainda não divulgada por desacordos entre os juízes da Corte, também foi tema entre os parlamentares. Alguns parlamentares reclamaram da euforia da população, que tem feito uso no dia do julgamento de fogos de artifício e sirenes tirando o sossego público e investido insistentemente perguntando aos vereadores se já teria saído o resultado do julgamento. Enquanto isso, Acaraú segue uma ansiedade só com o resultado desse julgamento, ao qual ainda pode caber recurso da coligação contrária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário