segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Projeto busca estimular o gosto pela leitura a alunos da rede municipal de Acaraú

Os professores têm passado por diversas oficinas

Melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa nas turmas de 6º ao 9º ano das escolas da rede municipal de Acaraú. Esse é o principal objetivo do Projeto Leitura Viva, instituído e encabeçado pela Secretaria Municipal de Educação, que capacita os professores para realizarem oficinas em sala de aula, com dinâmicas e trabalhando de forma mais dinâmica as vertentes de Leitura e Escrita. O principal objetivo do projeto é estimular a leitura em sala de aula, por meio de uma leitura mais dinamizada, dando vida ao texto, que se torna mais interessante ao aluno. “O texto é trabalhado pelo professor de uma forma diferente, da forma como o aluno quer que seja trabalhado”, ressaltou Rosilane Costa, coordenadora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação de Acaraú.
Os professores do município passam por oficinas com os temas “Trabalhando o Gênero Poema”, “Gêneros Textuais - Conto e Crônica” e “Procedimentos de Leitura/Produção”. Todo conteúdo e toda metodologia é voltada para o aluno. Produção de textos é realizada em sala de aula, e exposto em Amostra Literária.
A receptividade nas escolas têm sido das melhores, uma vez que os professores encontram um meio de levar a uma maior participação dos alunos,oportunizando a eles o desenvolvimento nas produções textuais, bem como despertar o prazer de ler. “Vemos nas oficinas que realizamos com os professores que o projeto tem dado certo, e que é muito bem visto pelos alunos, uma vez que passam a ler mais e melhor”, informou Rosilane Costa.
Conforme Rosilane, o Leitura Viva já foi apresentado como proposta pedagógica a Secretaria de Educação de Itatira e já foi apresentado ao Governo do Estado, que já estuda a possibilidade de implantar o projeto no Ensino Médio.
Até o ano passado, o projeto era aplicado aos alunos de 3º ao 5º anos. Quando se atestou as dificuldades dos alunos do Ensino Fundamental II em leitura e escrita, foi implantado o Projeto Leitura Viva aos alunos do 6º ao 9º anos, com o intuito de ajudar os professores de Língua Portuguesa em dar significado à leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário