sábado, 8 de setembro de 2012

Comemoração de 7 de setembro tomou de conta das ruas do Centro de Acaraú

Hasteamento das bandeiras

Na última sexta-feira, dia 7 de setembro, data em que se comemorou os 190 anos da Independência do Brasil, o Município de Acaraú, no litoral Oeste, organizou uma solenidade seguida de desfile cívico-militar que contou com setores importantes da sociedade acarauense, como escolas, Lions Clube, Grupo de Escoteiros, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, além das Polícias Militar e Ronda do Quarteirão. As atividades foram realizadas no período da manhã e iniciaram no patamar da Praça da igreja Matriz.

Várias autoridades compareceram ao evento, como o Vigário da Paróquia de Acaraú, Padre Eudes Cruz; o Comandante da Guarda Municipal, José Orismar; o Sargento Francisco Jeová Barroso de Lima, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra TG-018 de Acaraú; o Capitão Fred Rafael, Comandante do Ronda do Quarteirão de Acaraú; o Major Rondon de Freitas Lopes, Comandante da Polícia Militar; além do Secretário de Educação do Município, Arcelino Batalha e a primeira-dama, Fátima Moraes. A solenidade foi presidida pelo Secretário de Cultura do Município, Wandick Mesquita Gama.

Fogo Simbólico da Pátria
No patamar da Praça da Matriz, foi realizada a solenidade de abertura, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado do Ceará e do Município de Acaraú, sob o Hino Nacional Brasileiro, seguido da execução do Hino de Acaraú. Logo após, houve a corrida do Fogo Simbólico da Pátria pelo campeão de Karatê Magno Ávila, acompanhado dos soldados do Tiro de Guerra. A pira foi acendida juntamente com o Secretário de Educação de Acaraú, Arcelino Batalha. Em seguida, foi lida a mensagem da Liga da Defesa Nacional pelo Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Acaraú, Francisco Jeová Barroso de Lima.

Logo após, a primeira-dama do Município declarou aberto o desfile cívico-militar, que contou com a banda de música municipal Maestro Milton Gomes, da banda de música do Tiro de Guerra e da Guarda Municipal. Carro de som também tocava músicas cívicas. Três viaturas do Programa Ronda do Quarteirão vinha atrás do desfile, atrás dos soldados do Programa e dos pelotões da Polícia Militar e da Guarda Municipal, que compunham o desfile militar.

Alunos exibem resultados das avaliações das escolas
No desfile cívil, alunos de várias escolas do Estado e do Município exibiam faixas com os nomes de suas escolas. As Escolas Nota Dez do Município, que alcançaram melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) fizeram parte dos primeiros pelotões. Os projetos trabalhados em sala de aula e os resultados alcançados pelas escolas nas avaliações da qualidade educacional eram exibidos orgulhosamente pelos  “alunos destaque”.
Aluna Sabrina com seu vestido reciclado

          Os alunos e professores expuseram os trabalhos realizados nas escolas. A aluna Sabrina Camilo da Costa, de 14 anos, da Escola Francisca Silveira Gomes, no bairro Pedrinhas, localizada na sede de Acaraú, estava com um vestido que retratava a bandeira do Brasil, confeccionado só com materiais reciclados: caixa de leite e sacos plásticos. Ele faz parte de uma atividade da Feira de Ciências da Escola que teve por tema a utilização de materiais que seriam descartados para serem utilizados como arte. A ideia principal do trabalho, que comunga com a maioria dos trabalhos relacionados ao meio ambiente expostos no desfile, é a sustentabilidade e o reaproveitamento de materiais que seriam descartados erradamente na natureza e passam a ter uma utilidade.

Bandeira feita com garrafas pet




Pensam da mesma forma os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Roque Lopes de Araújo, de Vila Progresso, que confeccionaram uma bandeira do Brasil com garrafas pet e tinta. Não faltou criatividade nesse trabalho de arte realizado nas atividades escolares, trazendo a mensagem de que é importante reaproveitar, reciclar e reutilizar (os três erres). É unânime entre os alunos que é importante atitudes em defesa do meio ambiente.

Para o soldado Samuel de Sousa, atirador do Tiro de Guerra TG-018 de Acaraú, a solenidade em comemoração ao 7 de setembro tem uma importância fundamental no calendário dos brasileiros. “É o aniversário do Brasil, em que devemos mostrar o orgulho de sermos brasileiros e de declarar amor pela nossa Pátria”, defendeu. No desfile, marchavam cerca de 40 soldados atiradores do TG, acompanhados de cabos e do Chefe de Instrução.

Confira mais fotos:
Pelotão da Guarda Municipal
Pelotão da Polícia Militar

Não faltou criatividade no desfile
Pelotão do Ronda do Quarteirão


Um comentário:

  1. GOSTARIA DE PARABENIZAR AO SECRETÁRIO DE CULTURA PELO BELÍSSIMO MOMENTO!

    ResponderExcluir