terça-feira, 4 de setembro de 2012

Diretores de escolas estaduais do Baixo Acaraú participam de formação na 3ª CREDE


Palestra ministrada por Mirela da Silva, na 3ª CREDE.
Dezoito diretores de escolas estaduais dos Municípios do Baixo Acaraú participaram, na manhã desta terça-feira, dia 4 de setembro, de mais uma palestra relacionada ao Exame Nacional do Ensino Médio. A iniciativa da 3ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação (CREDE) tem por objetivo levar toda informação aos professores sobre o exame e seus benefícios aos alunos e trabalhar estratégias para estimular os alunos de Ensino Médio a participarem.
A palestra de hoje foi ministrada pela assessora técnica Mirele Maria Rodrigues da Silva, que discorreu sobre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), instrumento do MEC que usa a nota do Enem para seleção de alunos em cursos superiores de instituições públicas, como a UFC e o IFCE. Mirele tirou todas as dúvidas dos presentes quanto ao Sisu. Falou sobre o Portal Rumo a Universidade, utilizado por professores e alunos para tirar dúvidas sobre o conteúdo do Enem. 
A ferramenta é utilizada como se fosse uma rede social, “facilitando a troca de experiências entre alunos e entre professores e alunos”, ressaltou Mirele, que defendeu que o Enem é uma proposta “democrática de acesso à Universidade, daí a necessidade dos alunos das escolas públicas deverem ser sensibilizados da importância de participarem desse processo e de utilizarem suas notas para pleitear uma vaga em cursos superiores”, disse.
Foi realizada uma apresentação institucional do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que utiliza o Sisu como seleção para os seus dois cursos superiores, de Licenciaturas em Física e em Ciências Biológicas. A apresentação foi realizada pelo jornalista Edson Costa, servidor da Instituição.
Conforme a supervisora do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da 3ª CREDE, Áurea Rita, após este ciclo de palestras sobre o Enem, previsto para encerrar no dia 6 de setembro, será realizado um simulado do Enem com os alunos nos locais de prova reais, com cessão de ônibus para que os que residem nos locais mais distantes possam participar. “Vamos fazer como se fosse de verdade e vamos contratar bandas de música para estimular ainda mais os alunos, como fazem com os alunos das escolas privadas”, ressaltou. O simulado será organizado pelo Farias Brito, escola particular de Fortaleza especializada em cursos preparatórios de acesso a universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário