sexta-feira, 20 de julho de 2012

Região norte cearense registra alto índice de acidentes de trabalho


Operários e construtoras devem investir na segurança

         Até junho deste ano, o posto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) situado na cidade de Sobral, na região Norte do estado, concedeu 261 auxílios-doença. Em todas as 15 agências da região Norte do estado atendidas pelo município, foram 621 auxílios.
         Em Sobral, bem como nas outras cidades da região Norte (Acaraú não está de fora), são comuns os casos registrados na construção civil e na indústria. Trabalhadores sem equipamento de proteção ainda são comuns. Em um andaime a alguns metros do chão, nada de luvas, nem capacete e nem mesmo cinto de segurança. O uso desses equipamentos que protegem os trabalhadores de possíveis acidentes é obrigatório.
         Os operários da construção civil, por exemplo, estão constantemente expostos a riscos. Por isso, a preocupação do uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Mas esse uso ainda tem encontrado muita resistência. De acordo com engenheiros de segurança do trabalho, os acidentes mais comuns na construção civil são as quedas e as perfurações. 
        Entre os casos de acidente de trabalho que aconteceram em Acaraú, em dezembro do ano passado, um operário morreu vítima de choque elétrico. O acidente de trabalho ocorreu  em uma construção particular no Bairro Bailarina. O operário, que manuseava uma vara de metal que tocou em um fio de alta tensão, teve morte instantânea. 
       É comum encontrar na cidade operários da construção civil não utilizando os EPIs na construção civil, expondo-se a riscos. Às construtoras cabe investir em treinamento e aos operários ter consciência da necessidade de utilização dos equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário