terça-feira, 16 de outubro de 2012

Polo moveleiro de Marco poderá ser autossuficiente em matéria-prima


A indústria moveleira do Ceará está prestes a obter uma independência que pode significar uma nova era para o setor. As 28 indústrias que formam o 8º maior Polo Moveleiro do País, em Marco, município da região do Baixo Acaraú, no noroeste do Estado, poderão deixar de importar do Pará, Bahia e Sul do País a madeira utilizada como matéria-prima e passar a produzir sua própria. Com isso, os custos para produção de mobiliário poderá cair até 15% e os gastos com frete zerar.
As empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL) de Marco conseguiram junto à Embrapa Agroindústria Tropical que fosse implantada no município uma área de testes para 38 espécies arbóreas e mais seis clones de híbridos de eucalipto para a indústria moveleira local. As espécies são nativas de algumas regiões do Brasil, não nativas e exóticas.
As grandes redes de lojas, como Macavi, Zenir e Magazine Luiza, são alguns dos principais compradores, assim como as lojas voltadas exclusivamente para decoração. Mas as pequenas redes de lojas do Interior estão ganhando cada vez mais espaço entre os clientes do APL de Marco. 
Hoje, 50% da produção fica com as capitais e os 50% restantes ficam no Interior. Há cinco anos, no Ceará, Fortaleza respondia por mais da metade da comercialização. No estado, boa parte dos clientes pessoa física das indústrias de Marco vem da região norte (Acaraú e Sobral). De Fortaleza são poucos os que vêm comprar na região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário