segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Candidato com recurso pendente está por 'conta e risco', diz ministra



A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, disse em entrevista ao "Bom Dia Brasil" nesta segunda-feira (8) que candidatos que foram para o segundo turno e ainda têm recursos sobre a legalidade da candidatura pendentes no tribunal concorrem "por sua conta e risco".
"Eles têm o direito de se manifestarem, de fazer propaganda eleitoral. Só que eles correm a sua conta e risco. Porque se, no final, houver indeferimento, se tiver mais de 50% dos votos para essa pessoa, haverá outra eleição. Se não, será proclamado o segundo colocado", afirmou a ministra.
De acordo com Carmen Lúcia, há cerca de 2000 recursos de candidatos para serem julgados no TSE. Nem todos eles são relativos a candidatos que foram para o segundo turno, que vai ocorrer em apenas 50 cidades.
A ministra também comentou as mudanças trazidas pela lei da Ficha Limpa às eleições. Esta é a primeira eleição em que a lei, que barra candidaturas de políticos condenados pelo menos em primeira instância na Justiça, está em vigor.
"Como o eleitor começa a descobrir que ele é realmente o autor da sua história, que ele pode mudar as leis, que pode fazer essa transformação, ele também começa a perceber que pode assumir plenamente o que ele quer para sua cidade, para o seu país. E isso estimula a participação", disse.
(fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário