sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Alunos de Escola Profissional de Bela Cruz apresentam trabalho em Fortaleza

Autores do sistema de recepção
para telefonia móvel a baixo custo
Arquivo e informações: O Povo

Do experimento em sala de aula para a casa das pessoas: famílias de 12 localidades do município de Bela Cruz, na região Norte, já estão utilizando o Sistema de Recepção de Baixo Custo, por meio de uma antena de recepção para telefonia móvel. “Nosso objetivo era ajudar as pessoas a se comunicar”, ressalta Jonas Sampaio, de 13 anos. “Antes, a comunidade só tinha telefone público, e uma linha fixa é muito cara para a população de baixa renda”, afirma Paloma Beatriz, 15, coautora do trabalho.
 Uma tampa de panela de alumínio, um fio de cobre e um cabo de transmissão são o suficiente para montar o aparelho, que, garantem os garotos, capta as quatro operadoras. Vendido a cerca de R$ 60,00 ele já havia chegado a 221 casas no início do ano. “Mas temos estudos que está se espalhando por outros municípios e comunidades”, diz Manoel Cordeiro, professor da dupla. Parte do dinheiro arrecadado é investido para o melhoramento da tecnologia.
O projeto dos alunos da Escola Profissional de Bela Cruz está sendo apresentado em Fortaleza, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se encerrará nesta sexta-feira, que reúne vários trabalhos premiados do Projeto “Ceará Faz Ciência”, que estimula o desenvolvimento científico em escolas públicas.

Números


221 casas em Bela Cruz já utilizam o sistema de recepção para telefonia móvel de baixo custo

R$ 60,00 é o preço de aparelho montado com tampa de panela de alumínio, fio de cobre e um cabo de transmissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário