segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eleições para prefeito em 122 cidades aguardam decisão da Justiça


O resultado do primeiro turno das eleições poderá ser alterado em 122 cidades após o julgamento dos recursos de candidatos pendentes, segundo levantamento do G1 com dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessas, três municípios estão sem eleito, porque todos os candidatos aguardam decisão final da Corte sobre seus registros.
Cidades que podem ter o resultado das eleições alterado após o 1º turno
AMBoca do Acre
APÁgua Branca do Amapari
BAAmélia RodriguesCruz das AlmasMuquém de São FranciscoPojuca e Salinas da Margarida
CEAcaraúBoa ViagemCedroDeputado Irapuan PinheiroHorizonteIguatuMeruocaMorada NovaMucamboNova OlindaOrósPacoti,QuixeramobimRedençãoReriutaba Tururu
ESGuarapari e Pedro Canário
GOAlto HorizonteBom Jesus de GoiásCatalão,Flores de GoiásRio QuenteSanta Rita do Novo Destino e Santa Terezinha de Goiás
MAAmarante do Maranhão e Boa Vista do Gurupi
MGBambuíBiquinhasCatutiMar de Espanha,ParaisópolisPaulistasPiedade dos GeraisSão Francisco e São Pedro dos Ferros
MSBonito
MTChapada dos GuimarãesGlória D'Oeste e Juara
PAÁgua Azul do NorteMaritubaMonte Alegre,Nova Esperança do PiriáSanta Bárbara do Pará,São João da Ponta e Tailândia
PBBarra de SantanaCoremas e Pedra Branca
PEÁgua Preta e Cedro
PIBrasileira
PRColomboMarechal Cândido RondonSanta Helena e Santa Inês
RJCabo FrioMendesPetrópolisSão José do Vale do Rio PretoTeresópolis e Valença
RNBarcelonaCaiçara do Rio do VentoGalinhos,Monte Alegre e Serra do Mel
ROCampo Novo de Rondônia
RSItaquiNovo HamburgoSão João do Polesine,Sobradinho e Tucunduva
SCBalneário RincãoBenedito NovoCampo Erê,CriciúmaPalhoçaPonte SerradaPresidente NereuTangará e Videira
SEAquidabã e Japaratuba
SPAparecidaAraçoiaba da SerraBoa Esperança do SulBraúnaCafelândiaCampina do Monte AlegreCoronel MacedoDescalvadoEldorado,Euclides da Cunha PaulistaFernãoGeneral SalgadoGuapiaçuIarasIbiúnaJaguariúna,LavrinhasMartinópolisOsascoOsvaldo Cruz,Pedrinhas PaulistaPindoramaPotimReginópolis,Santa Cruz do Rio PardoSão José do Rio Pardo,Severínia e Taquarituba
TOAngico e Colinas do Tocantins
*Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)














































Nas 122 cidades, o vencedor teve o registro de candidatura indeferido (negado) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o TSE ainda avalia recurso. Assim, esses candidatos concorreram normalmente, mas na condição “sub judice”, pendentes, e seus votos apareceram zerados na apuração final.
O TSE divulgou os votos recebidos por cada candidato pendente nesta segunda-feira (8) e começou a julgar os recursos pendentes nesta terça (9), em um esforço concentrado. Nenhum dos 122 municípios, no entanto, teve sua situação avaliada.
Ficaram pendentes após o 1º turno da eleição um total 6.916 pedidos de reconsideração, sendo 2.243 deles de candidatos a prefeito e a vereador barrados pela Lei da Ficha Limpa.
No caso dos 122 municípios, o candidato que tiver o registro deferido poderá assumir a prefeitura. Já aquele que tiver mantido o registro indeferido cederá seu lugar ao segundo colocado.
Segundo o levantamento do G1, ao todo 1.363.830 votos foram obtidos pelos candidatos indeferidos com recursos. O TSE não divulgou quais desses candidatos foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
A candidatura sob judice com a maior quantidade de votos é a de Celso Giglio (PSDB) para a Prefeitura de Osasco: 149.579 votos. Enquanto o TSE não julga o recurso, o engenheiro Jorge Lapas (PT) é o eleito, com 60,03% dos votos válidos.
A Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, será decidida no segundo turno, mas ainda não se sabe quem são os dois candidatos. Rubens Bomtempo (PSB) obteve 50.320 votos, mas está enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Se obtiver uma decisão favorável, será ele quem irá disputar com Bernardo Rossi (PMDB), que recebeu 52.951 votos. Se não, Paulo Mustrangi (PT), que teve 45.060 votos válidos, vai ao 2º turno.
Cidades sem eleitos
Em três cidades – Bom Jesus de Goiás (GO), Cedro (PE) e Monte Alegre (RN) –, nenhum prefeito foi eleito porque todos os candidatos tiveram seus registros indeferidos. Cada uma delas possui dois candidatos a prefeito. Qualquer um que conseguir reverter o indeferimento será empossado. Se ambos conseguirem, assume o mais votado. E, se nenhum conseguir, haverá nova eleição.
Os únicos estados que não possuem recursos pendentes de candidato a prefeito são Acre, Alagoas e Roraima.
A maioria dos recursos está em São Paulo, onde 29 candidatos recorrem para tornar seus votos válidos. Em seguida, aparece o Ceará, com 17 recursos, Minas Gerais e Santa Catarina com 9 cada estado, Goiás com 8, Pará com 7, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro com 6 cada estado, e Rio Grande do Sul e Bahia com 5 candidatos pendentes cada estado.
Outras cidades também tiveram candidatos indeferidos que ainda aguardam julgamento, mas eles não foram incluídos no levantamento porque, mesmo que sejam deferidos, não alterarão o resultado da eleição local.
Os votos dos candidatos a vereador que conseguirem uma decisão positiva do TSE também podem influenciar nas eleições. Isso porque, no sistema proporcional, contam os votos de cada coligação para a divisão das vagas nas câmaras municipais, que também poderão ter suas composições alteradas ao final dos julgamentos da Corte.
(fonte; G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário