quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Baixo Acaraú. Projeto auxilia cultivadores no Ceará


O Ceará tem o Serviço de Assessoramento ao Irrigante (SAI) para auxílio dos agricultores que usam irrigação a terem melhor rendimento, tanto dos produtos como financeiro, em fase de teste. A iniciativa está instalada, há quase um ano, no Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú.
O diretor do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), entidade que desenvolve o programa, Sílvio Carlos Lima, explica que a iniciativa surgiu mediante a necessidade de ensinar aos cultivadores como trabalhar com a agricultura irrigada. "Cada planta precisa de um tanto de água e muitos deles não sabiam disso. Então, levamos a informação de quando e quanto irrigar a plantação", revela o diretor.
Lima conta que o agricultor recebe dados de como cuidar de sua plantação diariamente. Na estação de teste, existem seis membros da equipe que contactam os trabalhadores.
O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação da Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O gerente de perímetros irrigados da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), Wanderley Augusto Guimarães, pretende implantar o projeto em outras regiões, com recursos do Governo do Estado.
(Com informações do DN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário