quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pesca no Ceará foi tema de encontro em Brasília


           O secretário da Pesca e Aquicultura (SPA), Flávio Bezerra, participou, no dia 6 de julho, de reunião com o Ministro da Pesca, Luiz Sérgio, em Brasília, para elaborar um acordo de parceria entre as pastas.

            O secretário explanou a situação atual da pesca do estado do Ceará e apresentou a problemática do setor. Um dos pontos citados pelo secretário, trata-se da pesca da lagosta e seu reordenamento.  Maneiras de fiscalização para prevenir a pesca ilegal, parceira com Ibama e polícia ambiental serão discutidos na reunião.

            Ainda no encontro, foi debatido o apoio do Ministério aos armadores de pesca. O cooperativismo para o setor também será um dos pontos que terá destaque, devido ao grande número de pescadores do estado e a força que a categoria determina.
           
            A produção de Tilápia do estado foi apresentada ao Ministro. No nordeste, o Ceará está em 1º lugar na produção de Tilápia, com esse destaque, o secretário tratará de melhorias para o setor como a viabilidade técnica e financeira. 
O Ceará está hoje entre um dos Estados de maior consumo de pescado do país. Fica atrás apenas do Amazonas e Pará onde a base alimentar é peixe, tendo um consumo médio de 12 quilos ao ano por habitante.

São pargos, tilápias, ciobas, sirigados e camarões. Os maiores pólos produtores concentram-se nos municípios de Fortaleza, Camocim, Acaraú, Itarema e Icapuí. Atualmente são cerca de 40 mil pescadores cadastrados no Estado.


Acaraú tem se destacado pela produção de camarão cultivado, integrando com Itarema e Cruz a região da Costa Negra, que pela potencialidade das águas, propicia a produção de camarões com selo de qualidade internacional. Os cerca de 180 produtores cearenses, distribuídos em 21 cidades do Estado, atingiram em 2010 uma produção anual de 35 mil toneladas de camarão. Em 2009, o Ceará embarcou para o exterior US$ 3,16 milhões em camarão. Isso reforça a importância da Pesca não só ao Baixo Acaraú como ao Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário