sábado, 14 de maio de 2011

Ministério da Pesca entrega kits a Associações de Pescadores em Acaraú/CE

Kits entregues às associações
     Duas associações de comunidades pesqueiras de Acaraú/CE, a Associação Comunitária dos Pescadores e Produtores da Barrinha de Baixo e a Associação Comunitária dos Pescadores da Ilha do Havaí (esta situada na Ilha dos Coqueiros) foram beneficiadas cada uma com um kit para beneficiamento e comercialização de pescado. As associações foram credenciadas a receberem os produtos mediante inscrição em edital do Ministério da Pesca e Aquicultura. A entrega dos kits ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acaraú, no Centro do Município, ontem (13 de maio).
     Cada kit, orçado em R$ 20.801,36 é composto por 46 itens, entre balança eletrônica, balcão frigorífico, caixas monoblocos plásticos, carrinho de mão, faca para carne, faca para legumes, faqueiro, freezer, máquina de fabricação de gelo, mesa inox, seladora de alimentos a pedal e tábua de corte para alimentos.
      Na solenidade compareceram o Superintendente do Ministério da  Pesca e Aquicultura no Estado do Ceará, Melquíades Carneiro; José Roberto Justino de Aguiar, representando o Secretário Estadual da Pesca, Flávio Bezerra; o Secretário de Agricultura e Pesca de Acaraú, José Narcélio Couto Cruz; a Presidente da Colônia de Pescadores de Acaraú, Luziara Rocha; o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Acaraú, João Jaime de Farias.
     Também fizeram-se presentes o Secretário do Meio Ambiente do Município, Francisco Márcio Cavalcante; o Secretário de Pesca de Cruz, Carlos Dias; o Presidente da Colônia de Pescadores de Granja, José Ribamar de Oliveira, entre outras autoridades.
     O Superintendente do Ministério da Pesca no Estado do Ceará, Melquíades Carneiro explicou que a doação dos kits tem por objetivo levar à "melhoria de vida dos pescadores e marisqueiros. As associações passam a receber esse material de excelente qualidade que agregará valor ao produto por eles comercializado".
Momento da fala do Superintendente Melquíades Carneiro
     O Secretário de Pesca do Município de Acaraú, José Narcélio Couto Cruz, destacou a importância do apoio do Prefeito Pedro Fonteles "que tem dado todo suporte à Secretaria,  dando todas as condições para o sucesso dessas parcerias que tem melhorado a qualidade de vida dos pescadores e produtores do Município."
     Narcélio Cruz ainda destacou que a doação dos kits é importante por estimular nas associações a "proatividade, a organização de grupo, além de fortalecer a colônia local, por meio da melhoria do beneficiamento do pescado para sua comercialização. Melhora, desta forma, a qualidade de vida desses pescadores".
     Nesse sentido, o Secretário destacou a importância das ações do Ministério da Pesca, citando por exemplo o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos),  uma das ações do Fome Zero que promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar em asilos, hospitais, escolas etc."

Nenhum comentário:

Postar um comentário