quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Capoeira é praticada no Município de Acaraú

Grupo de capoeira em Acaraú
Arquivo e informações: Prefeitura

No município de Acaraú, no litoral Oeste, os irmãos “Da Lua” e “Barruada” foram os primeiros praticantes da capoeira (luta de defesa e ataque de ascendência afro que tem uma ginga como dança), na década de 90, como conta o Mestre Ávila, Presidente do Grupo de Capoeira Regional.  “Em 1995, quando me mudei para a cidade de Jijoca de Jericoacoara, realizei o 1º Encontro de Capoeira do Vale do Acaraú, no qual conheci os irmãos Da Lua e Barruada, que tentavam divulgar sem patrocínio a capoeira da cidade do Acaraú”, revelou

A convite do Mestre, os irmãos aceitaram trabalhar juntos. Hoje, Da Lua é Contra-Mestre e responsável por professores e alunos em Acaraú.

“Hoje somos uma associação registrada. E nosso grupo é filiado à Federação Cearense de Capoeira. Somos conhecidos e respeitados por nossas atividades. Tivemos participação em Salvador, Siribinha, entre outras cidades na Bahia. A Capoeira em Curral Velho existe há um ano e meio, período em que me filiei ao Grupo e o mestre deu seu consentimento pra eu manter um trabalho voluntário na comunidade com o esporte”, conta o Professor Intermediário Betinho.

 O grupo tem aproximadamente 43 alunos ativos até o momento. São garotos na faixa etária inicial de 6 anos de idade, de várias localidades: centro, Curral Velho, Buriti, Pedrinhas, Mungubas, Perseguidas e outros. Os Professores: Mestre Ávila, Contra-Mestre Da Lua (Arnoldo), Monitor Barruada (Arnaldo), Formado Luis Carlos e Intermediário Betinho se dividem entre as turmas.
As aulas acontecem na Academia Da Lua, que é a sede na cidade, com o Contra mestre Da Lua. No Centro de Referência de Assistência Social – CRAS 2 (Rua do Detran, vizinho ao posto do Detran de Acaraú) com o formado Luis Carlos, na escola Tereza de Jesus (Av. João Jaime, vizinho à Caixa Econômica), com o Monitor Barruada por intermédio do CRAS 1, e no Centro de Educação Ambiental e Turismo Comunitário em Curral Velho, Vila dos Honórios, na Escola João Jaime em Curral Velho, Rodagem e Praia de Arpoeiras, todas com Intermediário Betinho. Aulas de segunda à quinta no período noturno, de 19 às 21horas. Na Praia de Arpoeiras, aos sábados pela manhã a partir das 8:30h. As aulas de capoeira na Escola João Jaime foram suspensas em consequência da construção da quadra de esportes, mas serão retomadas em breve.

O grupo tem o apoio da Prefeitura Municipal de Acaraú, com a ajuda de custo aos professores que atendem pelos CRAS ou pela Secretaria de Cultura.


 Como ingressar nas aulas de capoeira

Para participar das aulas do grupo, quem for menor tem que estar acompanhado dos pais e devidamente matriculado na escola e ser um bom aluno.

Interessados devem procurar o CRAS 1 e 2 ou a Academia Da Lua, ou até mesmo entrar em contato com os professores através dos números (88) 9951 32 92 ou (88) 96673511.

Sobre a importância da Capoeira, nas palavras do Professor Intermediário Betinho: “A Capoeira engloba uma filosofia de vida, tem seu estilo próprio com todo seu respeito e tradicionalismo, respeito pelos grandes mestres, os mais velhos. Enfim, ensinamos e aprendemos a ser um cidadão enquanto praticamos esse esporte genuinamente Brasileiro, que faz bem ao corpo e a alma. Ela é importante na formação principalmente da juventude, que como alguns dos nossos alunos, chegam até nosso poder bruto como diamante na natureza e aos poucos vamos lapidando e dando valor aquela “peça”. 
A Capoeira é importante porque se ensina e aprende a viver respeitando sempre os limites do corpo, da mente e da sociedade em que se vive, fugindo assim da marginalização, das drogas e do crime e transformando a vida através da educação.“Capoeira é luta, é dança, é arte, é magia.”   Agradecemos ao Nosso Mestre Ávila e ao Nosso Contra mestre Da Lua, que nos guiam pelo caminho da aprendizagem da capoeira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário