sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Diocese de Sobral ganha paróquia

Sobral A Diocese de Sobral ganha, a partir de amanhã, a sua 38ª paróquia. É a de Coração de Jesus, nesta cidade, que deixa de ser capela da Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio. A festa de instalação da nova paróquia será, às 19 horas, com a leitura do decreto diocesano pelo bispo dom Odelir José Magri. Na oportunidade, será empossado como primeiro pároco da Coração de Jesus, padre Francisco Alves Magalhães.

Com a ida de Francisco Alves Magalhães para a Paróquia do Coração de Jesus, a Diocese começa a fazer o rodízio de padres. O vigário geral da Diocese de Sobral, monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, revela que padre Magalhães deixa a Paróquia do Patrocínio pela de Coração de Jesus. Outras quatro mudanças foram anunciadas pelo chanceler da Diocese, padre Nonato Bastos. Padre José Fábio Mota deixou a Paróquia de São Paulo Apóstolo e deve ser transferido para uma outra paróquia ainda não definida. Em seu lugar assumiu, na São Paulo Apóstolo, padre Zenóbio Gomes Silveira.

Padre Marcos Neves de Oliveira fica na paróquia de Massapê até o próximo domingo (30), quando às 19 horas haverá uma missa de despedida. No dia 6 de novembro, padre Marcos assume a paróquia de Freicheirinha. Padre Nicodemos de Sousa sai dia 30 de Freicheirinha e vai para Massapê e depois se aposenta em Aranaú (Acaraú).

"Estarei completando um ano, na Diocese, em 12 de dezembro. E agora me sinto mais a vontade. Mais em casa. Conheci a realidade da Diocese e começamos a fazer mudanças de alguns padres de paróquias", revela dom Odelir. Sobral passará a contar com nove paróquias, sendo seis na sede e três nos distritos. As paróquias da sede são a nova Coração de Jesus, da Sé, Nossa Senhora do Patrocínio, São Paulo Apóstolo, Nossa Senhora de Fátima e Ressurreição. As três outras paróquias estão localizadas nos distritos de Aracatiaçu (paróquia de Santo Antônio), Jaibaras (paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus) e Taperuaba (paróquia de Nossa Senhora do Carmo).

A Diocese de Sobral, que vai completar em 10 de novembro próximo, 96 anos, foi criada pelo papa Bento XV pela bula Catholicae Relligioni Bonun, desmembrando Sobral da então Diocese de Fortaleza. A Diocese Sobralense tem uma abrangência em 28 cidades da Zona Norte do Ceará com 38 paróquias.

12 paróquias novas
Nos últimos cinco anos foram criadas pela Diocese de Sobral 12 novas paróquias. Tem paróquias ainda em Forquilha, Santa Quitéria, Ipu, Hidrolândia, Groaíras, Martinópole, Marco, Bela Cruz, Acaraú, Cruz, Jijoca de Jericoacora, Morrinhos, Mucambo, Meruoca, Coreaú, Santana do Acaraú, Massapê, Cariré, Reriutaba, Senador Sá e Frecheirinha.

A nova paróquia já nasce grande. A Coração de Jesus tem abrangências 11 bairros.

MAIS INFORMAÇÕES
Diocese de Sobral
Praça Quirino Rodrigues, 76
Bairro: Centro
Telefone: (88) 3611.0545

Lauriberto Braga
Repórter
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário