A Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria Municipal de Educação criou o projeto Coordenadores de Pais: aproximação entre a escola e a família onde os pais serão orientados em encontros realizados nas escolas da rede municipal de ensino. O projeto tem por objetivo desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima. O sucesso na execução do projeto é acompanhado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Secretaria de Educação. O Secretário de Educação, Arcelino Batalha, tomou contato com esse projeto, que é executado nos Estados Unidos, e propôs sua aplicação em Acaraú. Por meio de muita leitura e adaptando à realidade local, o projeto está sendo executado no Município, respeitando as especificidades da região. A cada dois dias consecutivos de falta, o pai coordenador vai até a casa do aluno saber o motivo da ausência na sala de aula. O projeto encontra-se em fase experimental em algumas escolas, mas o anseio da Secretaria é estendê-lo a todas as escolas municipais. O Secretário de Educação, Arcelino Batalha, explica que são dois os maiores objetivos do Coordenação de Pais: “a inserção da família na escola, além do combate à evasão escolar”. Além disso, o projeto premia os pais que estiveram mais presentes na vida escolar do aluno, com medalhas e troféus, além dos alunos que se destacaram receberem medalhas e kits com livros para estimular a leitura. O Secretário reforça que “o projeto busca combater a evasão escolar por meio da participação da família na escola”.
O pai coordenador tem por atribuições:
• Receber as crianças no portão da escola dando maior segurança aos pais.
• Visitar as famílias das crianças ausentes da escola
• Reunir os pais mensalmente (chá dos pais, pais na escola...)
• Premiação de alunos – Certificação de alunos que mais se destacaram, por terem excelentes notas, ou para aqueles que têm se esforçado mais para alcançar progresso de aprendizagem.
Cronograma de atividades:
Atividade | Período |
Atender alunos e pais no portão | Diariamente de acordo com o calendário |
Visita às famílias das crianças faltosas (Coord. E Gestores) | Após o 2° dia de falta do aluno(a) |
Reunião com os pais | Mensalmente ou bimestralmente de acordo com o calendário da escola |
Oficina sobra competência familiar | Semestralmente |
Certificação de alunos com destaque | Bimestralmente |
Noites em famílias | Semestralmente |
Comemoração ao dia nacional da família na escola | Dia 13 de Novembro |
Relatório das Atividades desenvolvidas na escola | Mensalmente |
Nenhum comentário:
Postar um comentário