quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Baixo Acaraú participa de Encontro Estadual do Selo Unicef

      No início desta semana, os municípios de Acaraú, Cruz, Itarema, Marco, Morrinhos, Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara, que integram a região do Baixo Acaraú estiveram entre os municípios cearenses reunidos no Encontro Estadual do Selo Unicef “Meu Município me faz Crescer”. O evento, realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em parceria do Unicef e do Instituto Stela Naspolini, teve como objetivo reunir prefeitos,articuladores municipais do Selo e os titulares das secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.
         Nesta edição, o encontro foi realizado por meio de um “Café Mundial”, uma metodologia que permite aos participantes a promoção de mesas de conversas e discussões, proporcionando uma maior interação e troca de experiências entre os presentes. Segundo a coordenadora do escritório do Unicef para o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Ana Márcia Diógenes, a reunião estadual é uma das etapas que os municípios precisam cumprir para pleitear a certificação do Selo Unicef.
         O encontro teve ainda como meta possibilitar a discussão de estratégias para que cada um dos municípios participantes consiga alcançar os requisitos exigidos pelo Selo. O debate tomou como base os desafios apresentados pelos articuladores do selo durante a realização dos fóruns municipais, realizados com a comunidade, no final do ano passado. Das etapas municipais foram colhidas propostas visando melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes de cada local.

         Selo Unicef

         O Selo Unicef tem o objetivo de mobilizar gestores municipais e comunidades para a efetivação dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Os municípios que obtêm os melhores resultados nos seus indicadores recebem, ao final da edição, um certificado de reconhecimento internacional e o direito de utilizar a logomarca do projeto nos seus veículos, impressos e prédios públicos. Cada edição do Selo dura em média três anos e nesse período os municípios participantes recebem orientações e acompanhamento do Unicef por meio de materiais e apoio técnico para a implementação de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário