quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Camarão da Costa Negra será certificado pelo Inpi

         O camarão que é produzido na região da Costa Negra, no Ceará, receberá o selo de indicação geográfica (IG), concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). Para obter o certificado, a Associação dos Carcinicultores da Costa Negra (ACCN) terá um prazo de 60 dias para fazer o pagamento da taxa cobrada pelo Inpi. A certificação funciona como uma proteção para os produtos contra a falsificação, garantindo a procedência e aumentando o nível de competitividade.
         O camarão da Costa Negra é cultivado em viveiros nos Municípios de Acaraú, Itarema e Cruz, na região do Baixo Acaraú, Norte cearense. O crustáceo produzido na região é o segundo produto certificado na modalidade denominação de origem (DO). A certificação reconhece produtos cujas características devem-se basicamente ao meio geográfico. O outro produto certificado na modalidade DO foi o arroz gaúcho.
         A região da Costa Negra produz um camarão diferenciado no mercado. O crustáceo é mais firme e de sabor encorpado. Um dos motivos é a água escura e rica em nutrientes do Rio Acaraú, que ajuda a transformar o solo costeiro em uma importante área biológica para a carcinicultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário