sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Acaraú. Projeto quer transformar em museu a Casa de Padre Antônio Thomaz


Casa do Padre Antonio Tomaz - Fonte: JA
         
         Projeto da Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú (CE), região Norte do Estado, quer transformar a Casa do Poeta Padre Antônio Thomaz, situada na Rua dos Poetas, em frente à Praça da Matriz, no Centro do Município, em um museu. No espaço, haverá a exposição de obras, objetos de uso pessoal e condecorações não só do ilustre habitante, o Príncipe do Poetas, Padre Antônio Tomaz, mas o espaço contará com peças do poeta Nicodemos Araújo e do Monsenhor Edson Magalhães (vigário da Paróquia de Acaraú por mais de 4 décadas). O projeto, em fase de elaboração, conta com a colaboração do poeta e diretor do Museu Vicente de Paula Rios (Itarema/CE), José de Fátima Silva. O projeto será posteriormente submetido à aprovação do Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles (PT) para execução.
         O Executivo Municipal recuperou o telhado da Casa, que estava em situação de semi-abandono. O Secretário da Secult (Acaraú), Wandick Mesquita ressaltou que, na reposição do telhado, não foi feita nenhuma modificação estrutural, uma vez que o prédio, construído no século XIX, é tombado como patrimônio municipal, mediante a Lei Nº 398/ 1968 sancionada pelo então Prefeito Adenor Martins.
          José de Fátima, colaborador do projeto,  fundador do Museu Padre Aristides Andrade Sales e membro do Sistema Estadual de Museus do Ceará, reforça a importância da iniciativa da Secretaria de Cultura de Acaraú. "Além de homenagear pessoas tão ilustres à história e a cultura de Acaraú, como o Padre Antônio Thomaz, Nicodemos Araújo e Monsenhor Edson Magalhães, o museu facilitará a transmissão do conhecimento, fazendo com que as  importantes contribuições desses ilustres, não sejam esquecidas".
         Jósé de Fátima informou que dos sete Municípios que integram a região do Baixo Acaraú, apenas três apresentam museus: Bela Cruz, Itarema e Cruz. E se o projeto da Secult do Município for aprovado, Acaraú passará a contar com seu primeiro museu.
         Wandick Mesquita informa que a Secretaria de Cultura já recebeu doações de peças, obras e condecorações dos homenageados para a exposição, e está buscando aumentar o acervo. O Secretário reforça que "Acaraú só tem a ganhar com um equipamento cultural dessa relevância, que colaborará não só para o crescimento cultural e social, como também para o desenvolvimento turístico de Acaraú".

Nenhum comentário:

Postar um comentário