quarta-feira, 20 de julho de 2011

Recursos do PAA são suspensos


Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e tem como objetivo garantir o acesso a alimentos em quantidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional. O Programa é executado pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e do Desenvolvimento Agrário do Governo Federal. Entre 2003 e 2010, investiu mais de R$ 1,7 bilhão e 32% foi destinado a região Nordeste. Vislumbra-se na atual conjuntura a suspensão de repasse dos recursos federais necessários a consecução do Programa, que acaba afetando milhões de pessoas incluídas no perfil de atendimento do Programa.
A diretora da Escola Deputado José Filomeno (Acaraú-CE), Verônica Dalva, vê a necessidade do programa para a continuidade da oferta da merenda escolar no Município. “Recebemos da prefeitura uma per capita de 30 centavos, o que é insuficiente. Com o PAA podemos oferecer uma alimentação de qualidade e muitas crianças dependem desses recursos”.
Segundo o representante municipal do Conselho de Segurança Alimentar de Acaraú, José Maria Silva, com a suspensão dos recursos do PAA, cerca de 22 mil pessoas passam a ser prejudicadas no Município.
A suspensão dos recursos do Plano de Aquisição de Alimentos, especificamente no Programa de Compra da Agricultura Familiar com Doação Simultânea (CPR/Doação), prejudica a economia cearense. As perdas podem chegar a 43 milhões de reais em 2011.

Cerca de dois milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar dependem do que é distribuído pelo programa federal, como escolas, associações, cozinhas comunitárias e projetos sociais beneficiados. Aproximadamente dez mil agricultores, com projetos já aprovados, fizeram investimentos para a produção agrícola e estão sem o dinheiro para cobrir os gastos.

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