terça-feira, 24 de maio de 2011

Distrito de Aranaú em Acaraú, será beneficiado com Banco Comunitario

Consagrado no Conjunto Palmeiras, região Sul de Fortaleza, o Banco Palmas expande, por meio do Governo do Estado e através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), a experiência de crédito comunitário para mais 10 municípios do Ceará. A ação faz parte do projeto Bancos Comunitários do Ceará, desenvolvido pela STDS que oferece aporte financeiro, só nesta fase de expansão, de R$ 1,07 milhão. Ao todo, já foram investidos no projeto R$ 1,8 milhão, entre 2007 e 2010.

A solenidade de assinatura do termo de compromisso para criação de novos bancos acontece nesta terça-feira (24), às 15 horas, no Auditório da STDS. As novas unidades serão inauguradas nos municípios de Acaraú no distrito de Aranaú, Acarape, Caucaia, Cascavel, Chorozinho, Itaitinga, Itatira, Mauriti, Pacatuba e Quixadá. A implantação de novos bancos é de grande importância para a inclusão socioprodutiva e financeira de mais de 100 mil empreendedores em todo o Ceará.


Vantagens

Com a implantação dos novos bancos comunitários, a população terá acesso facilitado a crédito para produção e consumo local, sistema de moeda social circulante local, pagamentos, recebimentos e outros serviços financeiros que contribuem para a reorganização das economias locais. Essas vantagens geram novas oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento, especialmente para as pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

O projeto tem como referência as práticas de finanças solidárias desenvolvidas pelo Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza. A experiência já foi disseminada em vários estados do País, por meio da Rede Brasileira de Bancos Comunitários que conta, atualmente, com 52 bancos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário