sexta-feira, 27 de maio de 2011

Banco Comunitário de Aranaú será inaugurado dia 04


No próximo dia 04 de junho, às 10h da manhã, ocorrerá a solenidade de inauguração do Banco Comunitário de Aranaú, distrito de Acaraú/CE, na sede do banco. O Banco Comunitário é fruto de um projeto desenvolvido pelo Instituto Palmas de Desenvolvimento e Socioeconomia Solidária, em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O projeto é financiado com recursos do Fundo de Combate à Pobreza (FECOP).
Com a implantação do empreendimento em Aranaú, circulará a moeda “Timbaúba” (Foto), árvore que denominava antigamente o local, além de favorecer-se o empreendedorismo e o desenvolvimento da economia local, uma vez que estimula-se que as pessoas consumam no próprio distrito, que passará a adotar a nova moeda e linhas de crédito.
A iniciativa de implantar o Banco Comunitário em Aranaú foi iniciativa do Deputado Federal Eudes Xavier, que juntamente com a Prefeitura de Acaraú articulou junto ao Governo do Estado a implantação do empreendimento no distrito. Conforme o Secretári o de Agricultura e Pesca de Acaraú, José Narcélio Couto Cruz, Aranaú foi escolhida para acolher o Banco Comunitário por apresentar “grandes potencialidades na agricultura, na pesca, no turismo, que está em pleno desenvolvimento.”
Com o Banco Popular, o pequeno produtor de Aranaú, conforme o Secretário, será beneficiado com crédito facilitado. “O crédito é concedido sem juros até o valor de R$ 1.000. Após esse valor, cobra-se uma pequena taxa de juros.” Narcélio ainda explica que “o crédito é concedido a membros da comunidade e há uma flexibilidade na concessão do crédito em comparação aos bancos e empresas financiadoras tradicionais, além de estimular a criação de uma rede local de produção e consumo, promovendo o desenvolvimento local.”
O Secretário Narcélio Cruz elogiou o empenho do Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles, na instalação do Banco Comunitário em Aranaú. “A atuação do Prefeito ‘Pedim do Cleto’ foi fundamental para a implantação do Banco Popular, que beneficiará toda a comunidade de Aranaú”.
O Instituto Palmas prestará assessoria até o primeiro ano de atividades do banco, mas a própria comunidade se tornará gestora do empreendimento. O foco do banco é público de alta vulnerabilidade social, principalmente beneficiados com programas de distribuição de renda, como o Bolsa Família.
Além disso, o Banco Comunitário tem uma parceria com a Caixa Econômica Federal, em forma de correspondente bancário, proporcionando uma variedade de serviços financeiros e bancários à população. O Secretário Narcélio Cruz elogiou o convênio, por meio do qual “a população de Aranaú será bastante beneficiada, pois não precisará mais se deslocar à sede do Município para poder abrir conta, fazer pagamentos bancários, entre uma gama de outros serviços.”
Além de Acaraú, estão sendo beneficiados nesta fase de implantação do banco comunitário os seguintes Municípios: Chorozinho, Cascavel, Pacatuba, Caucaia, Quixadá, Mauriti, Itaitinga, Itatira e Acarape. Existem bancos comunitários nos Municípios de Itarema, Irauçuba, Caridade, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Madalena, Choró, Ibaretama, Ocara e Palhano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário