quarta-feira, 1 de maio de 2013

Muitos estabelecimentos comerciais de Acaraú funcionam neste feriado do Dia do Trabalho

Muitos estabelecimentos comerciais abriram hoje
Foto: Vale do Acaraú Notícias

Em Acaraú, muitos estabelecimentos comerciais abriram suas portas nesta quarta-feira, 01 de maio, feriado do Dia do Trabalho, apesar de alguns comerciantes preferirem não trabalhar nesta data. Não funcionam repartições públicas, bancos e posto dos correios. Coelce e Cagece funcionam em regime de plantão. Mas o fato é que nem todos os cidadãos sabem o significado da data e para alguns não há muito o que comemorar.
Conforme o professor Carlos Henrique Magno Custódio, da disciplina de história do Liceu de Acaraú, a palavra trabalho tem origem latina e tem por significado “sacrifício”. O termo estaria ligado a ideia de você dispensar seu tempo e esforço a uma determinada atividade.
Segundo o docente, a origem da data iniciou-se no governo do Presidente Getúlio Vargas, na década de 40. “Para fortalecer a sua imagem, o presidente passou a dar assistência a população brasileira, criando leis que vão favorecer os trabalhadores, enfim a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A partir daí surge o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o seguro-desemprego, entre outras garantias importantes ao trabalhador”, explicou.
A CLT é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do trabalho e ao Direito processual do trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 01 de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas durante o período do Estado Novo, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil.

Mas para o professor Carlos Henrique, o que está previsto na lei muitas vezes não se aplica na prática. “O que está escrito na lei é tudo bonitinho, mas o problema é na hora de tudo ser posto em prática”, declarou. Nesta data, conforme o docente, o trabalhador brasileiro não tem muito o que comemorar. “Há muita coisa que melhorar para o trabalhador brasileiro, tendo o Brasil ainda altas taxas de emprego informal e subempregos”, denunciou.
A pesca ainda tem grande destaque na economia de Acaraú
Praia da Barrinha - Acaraú
Foto: Vale do Acaraú Notícias
Em carro de som que passou por vários recantos de Acaraú, o prefeito municipal Alexandre Gomes (PMDB) enunciou saudação a todos os trabalhadores acarauenses pela data, mensagem também veiculada em emissoras de rádio. Assim se referiu o gestor: “Sentir-se útil à comunidade e gostar do trabalho que desempenha são fontes de energia para qualquer trabalhador, principalmente quando no trabalho gera uma vida com mais conforto, com muito mais dignidade, com respeito à natureza e ao cidadão. Seja no trabalho individual ou em equipe, a disposição para trabalhar e para fazer um bom trabalho podem transformar um Município, um Estado, um País. Seja qual for o seu trabalho merece reconhecimento por sua importância na sociedade.”

Perfil do Município
Conforme o Perfil Municipal de Acaraú de 2012, divulgado pelo IPECE/Governo do Estado do Ceará, o Ministério do Trabalho e Emprego apontou no ano de 2011 o total de 46.026 empregos formais no Município, predominando os setores de agronegócio e serviços. No estoque de emprego formal por faixa etária neste ano, a população entre 30 e 39 anos era a que mais estava empregada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário