terça-feira, 16 de abril de 2013

Concluída pista do Aeroporto Internacional de Jericoacoara

Pista do aeroporto
Foto: arquivo do Governo do Estado-CE

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), investiu R$ 47,4 milhões na construção da pista do Aeroporto Internacional de Jericoacoara. A obra já foi concluída, e é a  segunda maior pista de pousos e decolagens do Ceará, com 2,2 mil metros extensão e capacidade para até 1,2 mil voos por ano.
O equipamento vai encurtar a viagem entre Fortaleza e a praia mais famosa do Ceará em cinco horas, passando das atuais seis horas necessárias por via terrestre para apenas uma hora. Mesmo recebendo o nome da famosa praia, o aeroporto vai ficar a cerca de 25 quilômetros da localidade, no município de Cruz, pois a praia é cercada pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara.
 Além de impulsionar o fluxo de turistas, o aeroporto vai servir também no escoamento da produção agrícola das regiões Norte e da Ibiapaba, principalmente na exportação de flores e frutas para a Europa.

Terminal de Passageiros
Já o terminal de passageiros deve ser concluído no segundo semestre de 2013, com investimentos previstos em R$ 11,4 milhões. O projeto prevê um terminal de passageiros com aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira.
 Para preservar o Parque Nacional de Jericoacoara e permitir futuras ações de manejo e desenvolvimento sustentável, o equipamento será instalado no município de Cruz, a 22 quilômetros da sede, a 18 km de Jijoca de Jericoacoara, a aproximadamente 25 km da praia de Jericoacoara e a 10,3 km do parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário