sábado, 9 de março de 2013

Projeto de cisternas a baixo custo desenvolvido em Bela Cruz é vencedor de concurso nacional

Apresentação dos projetos em Brasília
Foto: O Povo

Cisternas 80% mais baratas foram desenvolvidas no município de Bela Cruz, na região do Baixo Acaraú. A cisterna é composta de 80% de fibra do caule da bananeira, 5% de areia e 15% de cimento. Foram construídas dez unidades, que podem ser usadas pelas famílias da área rural Baixa Nova. O criador do projeto é o professor Fernando Nunes de Vasconcelos, da Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacas, da rede estadual de Bela Cruz.
Conforme o professor Fernando, o projeto foi desenvolvido para resolver dois problemas. “O primeiro é ambiental, o desperdício da bananeira. O segundo é a seca. A gente tem enfrentado a pior seca dos últimos 40 anos. Isso tem sido muito sacrificante para a população cearense”, explicou.
O projeto, denominado "Cisterban: Semeando vida no Semiárido Cearense através de um sistema de captação de baixo custo", foi  vencedor na categoria Regional Nordeste do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Revista Fórum e Fundação Banco do Brasil. Outros cinco educadores foram agraciados nas demais categorias. O grupo vai ganhar uma viagem à Tunísia para participar do Fórum Social Mundial 2013.  A cerimônia de premiação do concurso aconteceu, em Brasília, no final de fevereiro, onde estiveram reunidos 65 finalistas. Todos eles receberam troféus, tablets e um ano de assinatura da Fórum. Ao todo, 4.698 trabalhos de todo o Brasil foram inscritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário