terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Católicos iniciam nesta quarta-feira a Quaresma; missas serão celebradas em Acaraú

Cartaz de divulgação da CF-2013
Após os festejos do carnaval, a Igreja Católica inicia nesta quarta-feira de Cinzas um período quaresmal (40 dias) rumo a Páscoa, quando comemorará a ressurreição de Cristo. “A Quaresma é um momento de reflexão para nós cristãos, para analisarmos nossos pecados e nos reconciliarmos com Deus”, explicou Padre Flávio Fernandes, da Área Pastoral de Juritianha, distrito do Município de Acaraú.
No início da Quaresma, a Igreja Católica lança todos os anos uma proposta de reflexão social, por meio da Campanha da Fraternidade, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Juventude”, e como lema “Eis-me aqui, envia-me!” Conforme Padre Flávio Fernandes, a proposta da Igreja neste ano é “refletir as angústias e inseguranças da juventude, e ver formas de aproximá-los de Deus”, relatou.
Conforme o padre de Acaraú, a Igreja não estará isolada na Campanha, exercendo um diálogo contínuo com outras Instituições. “Nós somos uma voz que sai e espera a resposta de outras Instituições. Agiremos em conjunto com o fim de transformamos a realidade de nossa juventude”, informou.
Na quarta-feira de Cinzas, os católicos recebem na testa a imposição das cinzas, sendo dito pelo sacerdote “Convertei-vos e Crede no Evangelho!” É um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, recordando a transitoriedade e fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Neste momento do recebimento das cinzas, o católico marca o início do tempo de penitência e meditação.
Em Acaraú, as Áreas Pastorais e a igreja Matriz realizarão missas com imposição das cinzas. Na Área Pastoral de Juritianha, por exemplo, a missa será celebrada às 8h da manhã. Já na igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro da sede de Acaraú, as missas serão celebradas às 8h e ao meio-dia, todas com imposição das cinzas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário