quinta-feira, 25 de outubro de 2012

IFCE faz lançamento de catamarã no Rio Acaraú

Construção da embarcação em Acaraú

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Acaraú realizará solenidade de lançamento, no Rio Acaraú, de catamarã a vela para pesca construído com recursos do Edital MCT/CNPq/CT-Aquaviário Nº 08/2009. A solenidade está prevista para iniciar às 16h do dia 31 de outubro, no bairro Camboa, em Acaraú, sendo a visitação à embarcação aberta a partir das 15h. O projeto de construção do catamarã foi coordenado pelo engenheiro naval Maurício Oliveira, professor do curso Técnico Subsequente em Construção Naval do campus de Acaraú. A embarcação será batizada em homenagem ao professor Fernando Amorim (in memorian), engenheiro naval que se destacou na área. 
Comparecerão à solenidade políticos, empresários, autoridades e pesquisadores, além da esposa do professor Fernando Amorim (in memorian) - a professora Eleonora Ziller - que fará o ato simbólico de batismo da embarcação juntamente com o coordenador do projeto, professor Maurício Oliveira. Em seguida, o catamarã será lançado nas águas do Rio Acaraú.
 Além do professor Maurício Oliveira, que coordenou o projeto, participaram da construção do catamarã os professores Luciano Sobrinho, Paulo Bonfim e Hernan Ruiz - outros docentes do curso Técnico Subsequente em Construção Naval - além de dois carpinteiros navais da região, os irmãos Ezequias de Souza e João de Souza.
Esse foi o segundo catamarã construído sob a coordenação dos docentes do campus de Acaraú. Conforme o professor Maurício Aguilar, a proposta “é construir embarcações que tragam mais segurança e mais conforto ao pescador na sua atividade, melhorando a qualidade de vida do pescador, a segurança dele a bordo, e proporcionando mais conforto”, ressaltou.
Para o professor Amilton Nogueira, diretor-geral do campus de Acaraú, que tem dado todo o apoio logístico na execução do projeto, a construção dessas embarcações com novas técnicas é fundamental para o desenvolvimento da região do Baixo Acaraú, que tem na pesca, um dos pilares básicos de sua economia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário