quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Segunda etapa das obras de restauração do Largo do Poeta, em Acaraú, é finalizada


O Largo do Poeta, área de manguezal que liga o bairro do Centro ao de Outra Banda, na sede do Município de Acaraú, teve concluída a segunda etapa das obras de restauração pela Prefeitura Municipal. Foram feitas intervenções nas laterais de acesso, que foi acimentado, onde só havia areia. Também foram colocados postes com lâmpadas de alta potência que iluminarão todo o espaço. Algumas estruturas de madeira também foram recuperadas e receberam pintura.
A empresa de Sobral, responsável pela restauração do espaço, entregou a obra no final da tarde desta quinta-feira, dia 27 de setembro, a Prefeitura de Acaraú, por meio da Secretaria de Infraestrutura, responsável pela fiscalização da execução dos trabalhos.
Conforme o Secretário do Meio Ambiente do Município de Acaraú, Márcio Cavalcante, esta foi a segunda etapa da obra de recuperação do Largo do Poeta, orçada em R$ 66 mil com recursos próprios da Prefeitura. Na primeira etapa, que foi orçada em R$ 140 mil, com recursos do Fundo do Meio Ambiente, a empresa anterior havia feito apenas 50% e, por desistir da obra, a Prefeitura precisou contratar uma nova empresa para concluir a restauração.
Para Márcio Cavalcante, os acarauenses só têm a ganhar com a revitalização do Largo do Poeta. “Esse é um espaço que a população de Acaraú tem para poder contemplar a nossa vegetação, o mangue, nosso ecossistema natural. Além de ser um local agradável, onde as pessoas podem conversar, passear, estar em contato com a natureza”, ressaltou.
O Secretário explica que o Largo é um dos poucos manguezais urbanos no Estado. “São poucos os municípios no Ceará que possuem uma área como essa, um espaço de manguezal no meio da cidade”. Além disso, conforme Marcio, o Largo do Poeta facilita o deslocamento dos acarauenses entre os dois bairros que ele interliga.
A Prefeitura providenciará a segurança do espaço, com guardas municipais e vigias para impedir que seja depredado o patrimônio público, além de oferecer mais tranquilidade e conforto a população. 
O visitante pode conferir uma extrema variedade de plantas e animais típicos do ecossistema de manguezal, bem no coração da cidade. No espaço, que é uma Área de Proteção Permanente, é possível ter uma verdadeira aula de meio ambiente, conhecendo mais a natureza e integrando-se com as belezas naturais que Acaraú pode oferecer. Vale a pena conhecer.

Confira fotos do Largo do Poeta:
O acesso foi acimentado e ganhou
 postes de iluminação
Estruturas de madeira foram
recuperadas e receberam pintura
O Largo é uma Área de Proteção
Permanente
É grande a fauna no Largo




É grande a biodiversidade do espaço

O espaço tem uma grande flora
em seu manguezal




Nenhum comentário:

Postar um comentário