quarta-feira, 25 de julho de 2012

Profissionais de saúde de Acaraú participam de Fórum em Fortaleza para implantação da Rede Cegonha


Fachada do Hospital Maternidade Moura Ferreira, em Acaraú
Arquivo: CVP

De hoje até o dia 27, representantes da Secretaria de Saúde, profissionais do Hospital Maternidade e coordenadores de saúde do município de Acaraú, que aderiu à Rede Cegonha, estão em Fortaleza participando de um Fórum sobre a Rede encabeçado pela Secretaria de Saúde do Estado. O foco é a saúde da criança e da mulher, público beneficiado com o programa estadual.  O encontro, que reunirá com a Sesa os municípios que integram o programa, dentre os quais Acaraú, tem por objetivo articular estratégias de implantação efetiva da Rede Cegonha. Serão também empossados os novos integrantes do Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materna e Infantil.
O obstetra Michel Odent ministrará palestra sobre a experiência em humanização do parto no Centro de Pesquisa em Saúde Primel de Londres. Na quinta e sexta-feira, 26 e 27, Michel Odent, precursor do parto humanizado, ministrará o curso “Parto e nascimento sob o ponto de vista da saúde primal”.
O fórum marcará o início do processo de habilitação dos serviços integrantes das 17 Redes Cegonha no Ceará em 23 municípios do Estado. Em junho, o Ministério da Saúde aprovou recursos de R$ 229,3 milhões para o custeio da Etapa I do Plano de Ação da Rede Cegonha do Estado do Ceará. Acaraú foi beneficiado com a aprovação do recurso da ordem de quase R$ 7 milhões para implantação da Rede Cegonha.
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência. Mulheres, recém-nascidos e crianças têm direito a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal; transporte tanto para o pré-natal quanto para o parto; vinculação da gestante à unidade de referência para assistência ao parto; realização de parto e nascimento seguros, através de boas práticas de atenção; acompanhante no parto, de livre escolha da gestante; atenção à saúde da criança de 0 a 24 meses com qualidade e resolutividade; e acesso ao planejamento reprodutivo. É uma Rede de cuidados que assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, à atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério e, às crianças, o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis.

Quem é Michel Odent
Obstetra francês de reputação internacional, Michel Odent é conhecido por introduzir no hospital de Pithiviers na França, o conceito de sala de parto como casa e da utilização das piscinas para o parto dentro d'água. É fundador do centro de pesquisa Primal Health Research Centre, em Londres, que tem como objetivo estudar a correlação entre o que ocorre no “período primal” e a saúde e o comportamento adulto. É também autor de 12 livros publicados em 22 línguas e mais de 50 artigos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário