quarta-feira, 25 de julho de 2012

Baixo Acaraú. Justiça do Trabalho Itinerante atua no interior do Ceará


A iniciativa esclarece a população e presta informação

Os municípios da região do Baixo Acaraú estão entre os do Estado do Ceará beneficiados com o projeto Justiça do Trabalho Itinerante. Somente no primeiro semestre deste ano, trabalhadores de treze municípios do interior do Estado já foram beneficiados. No total, aconteceram 698 audiências realizadas por magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). No Baixo Acaraú, foi beneficiada a população das cidades de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Itarema, Marco e Morrinhos. Nenhum dos municípios possui vara do trabalho.
Além de audiências, juízes e servidores esclarecem dúvidas da população sobre direitos e prestam informações sobre processos e documentos necessários à proposição de ações. No ano de 2010, o projeto Justiça Itinerante realizou 464 audiências e celebrou 84 acordos, que garantiram R$ 156, 5 mil em créditos pagos a trabalhadores. No ano passado, foram 931 audiências e 151 acordos que totalizaram R$ 534 mil.
Um dos fatores que asseguram o sucesso do projeto é a parceria com as direções de fóruns locais das justiças comum, federal e eleitoral. Um protocolo de cooperação foi assinado entre os quatro ramos do poder judiciário no Ceará, em 2009, com o objetivo de oferecer aos cearenses uma Justiça integrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário