terça-feira, 24 de julho de 2012

Engorda de camarão e vacinação de tilápias no IV Festival do Camarão em Acaraú


O festival acontece na Fazenda Cacimbas - Acaraú/CE
Foto: Divulgação

 A programação técnico-cientifica do IV Festival Internacional do Camarão da Costa Negra, que se realizará na segunda quinzena de novembro na Fazenda Cacimbas, em Acaraú (CE)  já está praticamente concluída e abrangerá “oficinas que tratarão de larvicultura e engorda, boas práticas de manejo, sanidade pesqueira, legislação ambiental,  produtos de origem e, este ano, também incluídos imunização e vacinação de tilápias”, diz o empresário Livino Sales, idealizador e promotor do festival. A Prática Eventos, dirigida por  Enid Câmara de Vasconcelos, cuida da organização estrutural desse importante encontro de produtores e de “chefs” da gastronomia internacional.
Todos esses temas serão desenvolvidos durante o Encontro do Arranjo Produtivo Local da Carcinicultura do Litoral Oeste nas diversas oficinas programadas que serão realizadas nos auditórios da Fazenda Cacimbas e no IFCE-Instituto Federal do Ceará, campus de Acarau. Especialistas irão falar sobre os procedimentos técnicos operacionais na produção de larvas e na engorda com as turmas tendo 20 alunos cada, além de empresários, técnicos e produtores de camarão de várias regiões brasileiras que também já estão confirmando suas  presenças no evento.

SANIDADE E DESAFIOS
Este ano será dado enfoque especial ao setor pesqueiro de um modo mais amplo com palestras sobre vacinação e imunização de Tilápias, plano estratégico de sanidade pesqueira e aquícola, boas práticas de manejo na carcinicultura, perspectivas e oportunidades da piscicultura no Brasil e nova legislação ambiental e seus impactos na carcinicultura. Uma exposição de fotografias (posters) retratando a realidade do setor também está prevista.
Reunião da Câmara Setorial do Camarão irá acontecer na oportunidade com palestra sobre linhas de créditos para a carcinicultura por técnico do Banco do Nordeste. Outra palestra enfocará “Governança e os desafios da carcinicultura”. Também estarão em pauta a comercialização de camarão no mercado interno e produtos de origem, mostrando  a agricultura, gastronomia e turismo como ferramentas de desenvolvimento regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário