quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Vítimas do ônibus relatam que nunca viram coisa parecida

Ônibus tombado na CE-178 - Arquivo: O Povo
         O Vale do Acaraú Notícias conversou com alguns estudantes universitários que estavam no ônibus em direção a Sobral que acabou virando na CE-178, após tentar ultrapassar carreta, na última segunda-feira (29), matando duas pessoas e ferindo mais de 31 gravemente. O ônibus coduzia 42 passageiros.
         Geraldo Alves Parente Júnior, estudante de Administração da UVA de Sobral, estava consternado. Conforme relatou a nossa produção, o impacto maior foi na parte de trás do ônibus, onde ele estava. Conforme nos relatou, algumas pessoas foram arremessadas, com o impacto, para fora do ônibus e ficaram embaixo do mesmo, outras ficaram no interior do veículo umas sobre as outras e imprensadas entre os bancos e as ferragens.
         Geraldo Júnior, que ainda estava consternado com o que aconteceu, tentando recuperar-se dos ferimentos na cabeça, braços e costas, acredita que o atendimento às vítimas foi mais rápido devido a presença da equipe do Profissão Repórter da Rede Globo de Televisão que se fez presente ao local. A equipe estava em Sobral fazendo reportagem sobre atendimento hospitalar. Geraldo ainda informou que o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Acaraú esteve no local, prestando assistência às vítimas. A Prefeitura ainda teria auxiliado no Funeral das duas jovens que morreram no acidente e prestado assistência a família.
         As duas jovens que morreram no local já foram sepultadas. Maria Vanessa Gomes, de 20 anos, estudante de Letras na UVA, foi sepultada mesta quarta-feira em Itarema, e Silvana Pereira Rufino, de 18 anos, que cursava Filosofia na UVA, foi enterrada ontem em Almécegas, localidade de Acaraú. Alguns estudantes continuam internados na Santa Casa de Sobral, para onde foram encaminhadas as vítimas para atendimento. Seis estudantes continuam em observação, mas conforme boletim do hospital, não correm risco de morte.
         Thiago, um dos estudantes que estavam dentro do ônibus dirigindo-se a Sobral para assistir aulas de Administração na UVA de Sobral, está pensando em trancar a faculdade. "Não sei se terei forças para entrar em um ônibus para Sobral novamente para continuar meu curso. Tudo ainda está na minha cabeça."
         A professora Rafaela Camargo, do campus de Acaraú do IFCE, cujo namorado, Francisco Rafael, cursa Administração na UVA de Sobral e estava dentro do ônibus, falou com nossa equipe sobre o pesadelo que foi ter ido buscar o namorado no local. "Vi pessoas sendo carregadas de macas, pessoas presas entre as ferragens, embaixo do ônibus, muitos alunos gritando por socorro e mães desesperadas perguntando por suas filhas. Nunca mais quero passar por isso de novo". A professora disse que trouxe quem pode de carona para Acaraú e via pânico no olhar de todos.
         Até o fechamento desta matéria, o motorista do ônibus que transportava os 42 estudantes, Francisco Manfredo de Lima, de 40 anos,  estava foragido. Laudo pericial deverá ser concluído em até 30 dias, mas segundo alguns estudantes, o motorista teria tentado fazer ultrapassagem de uma carreta-baú em faixa contínua numa subida e em uma curva. Alguns estudantes relatam que o motorista já tinha um histórico desastroso, tendo protagonizado outros acidentes.
           A UVA de Sobral decretou luto de três dias e a Prefeitura de Acaraú, por cinco dias. Hoje, ônibus da Ítalo Turismo, contratada pela Prefeitura de Acaraú, conduzirá alguns estudantes de outras instituições (que não a UVA) para Sobral a fim de assistir aulas. A Prefeitura de Acaraú é quem disponibiliza o transporte aos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário