quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Camarão da Costa Negra é certificado

Chef Eduardo Sisi, vencedor do Festival em 2010 - Arquivo: ACCN
          Os camarões cultivados na região da Costa Negra, que inclui os Municípios de Cruz, Itarema e Acaraú, na região Norte do Estado do Ceará, obtiveram recentemente o Selo de Indicação Geográfica (IG). A certificação, concedida pelo Instituto Nacional de Propiedade Industrial (INPI) no Rio de Janeiro no último dia 16 de agosto, funciona como uma espécie de proteção do produto contra falsificações, na medida que garantirá sua procedência e melhorará sua competitividade no mercado.
          Um dos motivos da certificação ter sido concedida aos camarões da Costa Negra é a peculiaridade das características e qualidades específicas, como um alto teor de proteína e um sabor adocicado, em virtude do meio geográfico da região, incluindo o solo e a água, e de fatores humanos, como técnicas próprias de cultivo.
          O lançamento do Selo será realizado no Festival Internacional do Camarão, que ocorrerá nos dias 11, 12 e 13 de novembro na Fazenda Cacimbas, localizada no Município de Acaraú. O evento conta com a presença de chefs nacionais e internacionais, palestras, cursos, workshops, mesas redondas, festival gastronômico, cursos e oficinas de capacitação, shows com atrações locais e nacionais, feira de produtos, serviços e degustação. A programação com as atrações e chefs que participarão do festival ainda está sendo fechada.
         O professor Deles, da área de Informática da Escola Estadual de Ensino Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, foi contratado pela ACCN para estruturar o site da organização que colaborará para divulgar seus eventos, entre os quais o Festival Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário