sábado, 30 de julho de 2011

Marco. Reconhecimento estadual na fabricação de móveis

      O maior pólo moveleiro cearense. Assim é reconhecido o Município de Marco (CE), localizado na região do Baixo Acaraú. A cidade dispõe atualmente de 28 empresas especializadas na fabricação de móveis, gerando mais de 1.700 empregos. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae) caracterizou o Município como Arranjo Produtivo Local, entendido como um amplo número de empresas especializadas em um setor produtivo dispostas num único local.
      As empresas moveleiras de Marco já participaram de importantes eventos, como a Tecnhotel, feira especializada no setor hoteleiro; e a Top Móvel, uma das maiores do setor de móveis. A qualidade do resultado final dos produtos é fruto de uma contínua formação dos profissionais. Atualmente, cerca de 26 supervisores das fábricas de móveis do Mucípio estão sendo capacitados, através do curso Gestão Industrial oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), fruto de um acordo de cooperação entre as empresas com outras instituições.
         O SindMóveis, desde o ano de 2009, em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical e a Embrapa Floresta, vem desenvolvendo projeto de teste e seleção de espécies arbóreas a serem utilizadas na indústria moveleira de Marco. O objetivo é atender a demanda dos pólos moveleiros no Estado, por meio de testes e seleção de espécies arbóreas, no período de três anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário