terça-feira, 21 de junho de 2011

Seminário sobre violência sexual ocorreu em Acaraú

Foto: Divulgação
Representantes dos municípios de Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos participaram na tarde desta terça-feira (21), em Acaraú, do II Seminário Regional da campanha ‘Quem Cala, Consente – Violência sexual contra criança e adolescente é crime!’, iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão da Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Prefeito João Jaime Ferreira Gomes.


Durante o seminário houve palestra com a psicóloga e escritora Helena Damasceno, que explicou a diferença entre abuso e exploração sexual, as formas de prevenção e de identificação, os sinais de alerta, os indicadores físicos e comportamentais da vítima de abuso e os meios de denunciar.


Participaram do encontro, conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos da Criança e do Adolescente, promotores de Justiça, técnicos dos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), secretários municipais da Educação, Saúde e Assistência Social, agentes de Saúde, gestores escolares e grêmios estudantis. Também estiveram presentes os prefeitos Pedro Fonteles, de Acaraú; e Daniel Pinho, de Bela Cruz; e os deputados estaduais Bethrose, Manoel Duca e Rogério Aguiar.


Para a presidente da Comissão da Infância e da Adolescência, deputada Bethrose, a violência sexual interrompe o crescimento das crianças e aquilo que era sonho e fantasia, acaba transformando-se em pesadelo, medo e decepção. “Sabemos que é grande o número de vítimas de abuso ou exploração sexual em nosso Estado, mas se ao menos uma criança ou adolescente deixar de ser violentado ou um agressor for denunciado, a nossa mobilização já terá atingido o seu objetivo”.


Durante o evento, cada município formou um grupo de trabalho para a construção do Plano de Ações Estratégicas – PAE, que visa prevenir e combater a violência sexual infanto-juvenil. O PAE deverá ser elaborado e executado em seis meses. Após esse período, as escolas que concluírem de maneira satisfatória seus planos receberão da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará o Selo Escola Cidadã, como forma de reconhecer a contribuição social da instituição para a sociedade.


Encontros regionais


O ciclo de seminários regionais está percorrendo as principais regiões do Estado, reunindo representantes dos 184 municípios cearenses, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade cearense para o combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil. Até junho de 2012, o evento ainda acontecerá nos municípios de Camocim, Tianguá, Sobral, Canindé, Baturité, Horizonte, Russas, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Crato, Brejo Santo, Iguatu, Icó, Juazeiro do Norte, Tauá, Senador Pompeu, Maracanaú e Fortaleza. O I Seminário Regional aconteceu em Itapipoca, no último dia 7.


Em cada evento são distribuídos os materiais de divulgação da campanha, como cartazes, bótons, adesivos e panfletos, que explicam as formas de identificar a violência sexual infanto-juvenil e os meios de denunciar. A campanha foi lançada no dia 18 de maio, na Assembléia Legislativa do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário