quinta-feira, 23 de junho de 2011

I Encontro de Escritores homenageou Nicodemos Araújo

Poetas, memorialistas e pesquisadores naturais da região do Baixo Acaraú receberam na última quarta-feira (22/6) o Troféu Nicodemos Araújo, pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados à cultura da região no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O grande homenageado da solenidade foi o poeta e pesquisador belacruzense Nicodemos Araújo (1905-1999), que dispõe de uma vasta obra entre poesia, peças de teatro, história e obras memorialistas. Exposição com acervo bibliográfico, medalhas condecorativas e fotografias ficaram expostas nos corredores da Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú.
Receberam o Troféu Nicodemos Araújo as seguintes personalidades: o professor e escritor acarauense Dimas Carvalho (neto de Nicodemos Araújo); o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson da Cruz (natural de Aranaú, distrito de Acaraú); o pesquisador acarauense Lucivan Rios (Totó Rios); o poeta e diretor do Museu Vicente de Paula Rios, José de Fátima, natural de Itarema; o advogado e escritor acarauense, que foi o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes (filho João Jaime Ferreira Gomes); e o poeta, cronista e caricaturista belacruzense Vicente de Freitas.
Ao receber o troféu, o escritor Dimas Carvalho, emocionado pela homenagem, defendeu a necessidade de “manter-se acesa a tocha que foi a produção de Nicodemos Araújo relativa à história, teatro e jornalismo para que os jovens das atuais gerações possam ter consciência da importância de meu avô para a história e a cultura do Vale do Acaraú”.
O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, ressaltou que o evento é muito importante para o resgate cultural, uma vez que leva “os grandes vultos da cultura a trocarem experiência com os mais jovens, que passam a conhecer um pouco mais dos que se destacam no campo cultural, além do evento ser um importante passo na valorização do patrimônio histórico-cultural”.
O Secretário, jubiloso por ser o primeiro a promover o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, ressaltou que “nem todo esforço seria o bastante para homenagear os escritores premiados, de tão grande importância histórico-cultural, além da importância em se lembrar e homenagear personagens tão fundamentais a nossa região, como Nicodemos Araújo”.
O poeta membro da Academia Cearense de Letras e presidente da Academia Brasileira de Hageologia, professor José Luis Lira proferiu palestra intitulada “O papel do escritor nos dias de hoje”. Na sua apresentação, Lira definiu o escritor como “observador, historiador, capaz de disfarçar até mesmo sua dor, retratando seu espaço, como fez brilhantemente Nicodemos Araújo”.
Citando pensamentos relativos ao tema de grandes nomes da Literatura, como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, entre outros, discorreu que o escritor, “enquanto partícipe de um estilo, de um pensamento, imprime sua marca em sua obra, fazendo com que gerações futuras usufruam do seu trabalho”.
Na solenidade, apresentaram-se a Banda de Música Municipal de Acaraú Maestro Milton Gomes e o quinteto da Banda Municipal de Cruz, que entoaram músicas clássicas, além do Hino de Acaraú (letra de Nicodemos Araújo). Entre os presentes, compareceram a sobrinha do poeta acarauente, considerado o Príncipe dos Poetas, o Padre Antônio Tomaz, a Sra. Conceição Tomaz; o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles (‘Pedim do Cleto’), juntamente com a Primeira-dama do Município, Fátima Moraes; o professor Ambrósio, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, representando o homenageado Vicente de Freitas; além de secretários municipais e o público em geral.
A solenidade foi encerrada com uma homenagem a Nicodemos Araújo, com cordel escrito pelo poeta José de Fátima intitulado “Eternas saudades, Manuel Nicodemos Araújo”. Seguem alguns versos do cordel:
Escrevo aos acarauenses,
história da nossa história
Para falar de um poeta
Que hoje vive na glória
Manuel Nicodemos Araújo
Todos guardam na memória.

Falando deste poeta
Escrevo com perfeição
Foi um grande escritor
De toda essa região
Do qual eu conto a história
Com grande satisfação.

Iniciando as palavras
Ao leitor posso mostrar
Um pouco da biografia
Que cheguei a pesquisar
Falo de um vulto ilustre
Nascido no Ceará.

O poeta Nicodemos Araújo nasceu
Num pequeno povoado
Na época Santa Cruz do Acaraú
Hoje de Bela Cruz e chamado
Em 10 de março de 1905
Do outro século passado.

A cidade de Bela Cruz
foi o seu torrão natal
lá nasceu o grande poeta
emissário cultural
O maior escritor da região
Nicodemos, homem intelectual.

Frequentou pouco a escola
Quase não pode estudar
Desde muito criança
Começou a trabalhar
As coisas eram difíceis
Os pais havia de ajudar

Trabalhou na agricultura
Tinha disposição e saúde
Muito obediente aos pais
Jovem de caráter e virtude

Em 1927 recebe a nomeação
Do registro civil de cunho oficial
Em 1928 eleito vereador
Do povo daquela área distrital (Bela Cruz).

Dia 05 de novembro de 1934
em Acaraú vieram morar (Nicocemos e sua esposa, Dona Alice)
Seu Nicodemos e Dona Alice
 começaram a trabalhar
Os dois reunidos,
Foi um casal exemplar.

Desde que chegou em Acaraú
Por ele responsabilizadas
Várias coisas importantes
lhe foram confiadas

Caros amigos ouvintes,
A sua primeira função
Na coletoria de Acaraú
 foi nascendo o escrivão.

Durante onze anos
Foi Secretário Municipal
Na Prefeitura de Acaraú
No trabalho foi cordial
Estava presente nas solenidades
De todo evento cultural.

Na Câmara Municipal de Acaraú
Foi suplente de vereador
Por mais de duas vezes
Assumiu com muito amor
Ao povo acarauense
prestou-lhe grande favor.

Pra educação de Acaraú
Foi inspetor escolar
Muitos anos proveitosos
Chegou ao povo ajudar.

Sua produção tem valor
São vários livros de poesia
De história de peças de teatro
Outras são bibliografia
De árvore genealógica
E alguns de cronologia.

É um acervo de mestre
Deste grande e iluistre escritor
Da história do Baixo Acaraú
Sinceramente ele é o autor
Merece nosso respeito
E também nosso valor.

(Cordel de José de Fátima “Eternas saudades, Manuel Nicodemos Araújo”)



Nenhum comentário:

Postar um comentário