terça-feira, 21 de junho de 2011

Ipece divulga estudo que mapeia principais indicadores dos 184 municípios

       O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo do Estado, lança nesta terça-feira, às 9 horas, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, a edição nº 10 do Informe/IPECE, que tem como título “Mapeamento das Condições de Educação, Renda e Infraestrutura Domiciliar dos Municípios Cearenses Baseado no Censo 2010”. O estudo destaca os principais resultados sobre a evolução de indicadores socioeconômicos na última década.


        O novo trabalho do Instituto vai ser divulgado por ocasião do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas, que tem como tema “Experiências Internacionais e Nacionais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário”, promovido pela Assembleia Legislativa.
 O trabalho do Ipece (baseado no Censo do IBGE/2010), segundo o professor Flávio Ataliba, presidente do Instituto, revela, por exemplo, que o Ceará, em relação aos domicílios ligados à rede geral de abastecimento de água, apresentou um crescimento relativo de 27% entre 2000 e 2010, saindo de 6,80% em 2000 para 77,22% no ano passado. Também foi observado avanço na proporção de domicílios com energia elétrica, serviço que está próximo da universalização no Estado.

        O estudo – ressalta o Diretor Geral do Ipece– permitiu mapear e avaliar a evolução espaço-temporal do contingente populacional dos municípios, assim como a taxa de analfabetismo das pessoas com 15 anos ou mais e da renda domiciliar “per capita”. No que diz respeito à infra-estrutura domiciliar foram mapeados indicadores de abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de lixo e energia elétrica para os anos de 2000 a 2010.


        Os indicadores são úteis para nortear, por exemplo, projetos, programas e ações, auxiliando, segundo Flávio Ataliba, na elaboração, acompanhamento, diagnóstico e avaliação das políticas públicas, contribuindo, dessa forma, na formulação de estratégias de desenvolvimento voltadas para a melhora da qualidade de vida da população cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário