quarta-feira, 15 de junho de 2011

Selo Verde: municípios têm até 8 de julho para entregar relatórios


Os 123 municípios inscritos em 2011 no Progama Selo Município Verde, do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), deverão entregar até o dia 8 de julho os questionários de gestão e mobilização. Os documentos serão analisados pelo Comitê Gestor ejuntamente com toda a documentação comprobatória.

De acordo com o presidente do Conselho, Paulo Henrique, o prazo não deverá ser prorrogado uma vez que uma vez os muncípios pré-qualificados pelo Comitê Gestor, serão, obrigatoriamente, visitados por técnicos de vários órgãos governamentais e não governamentais que integram a comissão julgadora até o final de agosto próximo. “O Programa além de incentivar os municípios a implementarem políticas públicas ambientais, também procura inserir o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade por meio de reuniões de mobilização, de projetos de educação ambiental e da criação dos Comdemas, Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente", destaca.
No ano passado, 139 municípios se inscreveram no Programa e 33 foram certificados, entre as categorias B e C. Até hoje, nenhuma cidade conseguiu alcançar o nível A. A expectativa do presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, é de que o número de municípios certificados em 2011 aumente, para que “o Estado tenha avanços na conscientização da população no tocante à preservação do Meio Ambiente”.
O Programa Selo Verde, além de incentivar as municipalidades a implementarem políticas públicas ambientais, também procura inserir o meio ambiente dentro das discussões e preocupações de todas as instâncias da sociedade, por meio de reuniões de mobilização, de projetos de educação ambiental e da criação dos Comdemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário