quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais de 47.873 crianças do Baixo Acaraú devem ser imunizadas

      Inicia no próximo sábado (18/6) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para se prevenir da doença. A segunda fase da campanha começa no dia 13 de agosto. Os pais ou responsáveis devem levar as crianças nas campanhas aos postos de vacinação de todo País, das 8h às 17h para que as crianças recebam as gotinhas contra a pólio.
      A meta do Ministério da Saúde, disponível no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no site http://pni.datasus.gov.br, é imunizar na região do Baixo Acaraú 47.873 crianças. Em todo o Estado do Ceará, a meta é imunizar 16.840 crianças. Para as duas fases da campanha, o Ministério da Saúde investiu R$ 46,6 milhões, na compra e distribuição das vacinas. Mais R$ 20,2 milhões foram transferidos para os fundos de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.
       O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Porém, é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países.
       A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.


Metas de imunização no Baixo Acaraú

Município
Meta
Acaraú
4.854
Bela Cruz
2.338
Cruz
1.911
Itarema
3.650
Jijoca de Jericoacoara
1.441
Marco
2.562
Morrinhos
1.902
Regional Acaraú
47.873

Um comentário:

  1. oi amigo ja estou seguindo seu blog e gostaria de lhe convidar pra segui o nosso e assim compartilharmos a informaçao,obrigado..

    ResponderExcluir